quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Guilherme Del Toro fala da adaptação da Obra de Lovecraft.


O cineasta Guilherme Del Toro ( Blade I e II , O Labirinto do Fauno) pretende levar às telas do cinema, a incrível obra literária Nas Montanhas da Loucura ( At the Mountains of Madness) do mestre do horror Howard Philips Lovecraft ( 1890 - 1937).  A obra, durante muito tempo, foi considerada infilmavel devido às locações imensas e criaturas surreais que o autor descreve no conto.

Del Toro conversou com o Deadline sobre esse desafio:

 "Não faço um filme de horror há muito tempo. A Espinha do Diabo meio que faz do fantasma a vítima. Blade 2 é mais ação. Amo o gênero, e acho que a última fez em que trabalhei nele foi comMutação [em 1997], que não era um horror pelas razões certas. Frankenstein tem o fato de, por muito tempo na trama, você torcer a favor do monstro. Para o horror funcionar, é preciso botar medo", continua.

"O monstro tem que ficar numa luz preto e branca. Eu adoro monstros demais para escondê-los numa luz assim, mas Lovrecraft permite que eu faça isso, porque a proporção do monstro é gigantesca. Quando o monstro tem um tamanho que te permite humanizá-lo, normalmente esse é o caminho que eu tomo. Mas o horror cósmico de Lovecraft tem uma dimensão tão grande, que isso te força a procurar humanidade em outros aspectos do conto. Daí o monstro pode permanecer inumano, assustador e remoto", diz.

"Estávamos orçando as criaturas com [as companhias de efeitos] Spectral Motion e ILM, quando Dennis Muren me disse que ninguém nunca viu criaturas assim. Isso realmente um dos pontos altos da minha gorda vida, receber um elogio de um semideus como Muren. É difícil dizer como serão as criaturas sem estragar a surpresa. Não é só o 3-D de Cameron. Do jeito como elas serão feitas e renderizadas, isso trará para frente um aspecto de Lovecraft que não tem sido explorado em filmes de live-action. Parte do meu discurso era dizer que eu estou colocando todas as minhas fichas acumuladas em 20 anos de cineasta nessa única aposta. É fazer ou dar adeus para mim", completou.

Em Nas Montanhas da Loucura um grupo de arqueólogos descobre fósseis de criaturas desconhecidas e rochas entalhadas com milhões de anos de idade, bem no meio da imensidão gelada da Antártida. O achado é apenas o início de algo muito maior e mais aterrador, um evento que muda o entendimento dos humanos sobre o planeta e suas próprias vidas.

As filmagens, caso recebam sinal verde do estúdio, começam em junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário