quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bienal do Paraná começa sexta-feira

A partir do dia 1º de outubro, a capital paranaense recebe o principal evento literário do país. Com uma programação rica e diversificada, a 1ª Bienal do Livro Paraná promete surpreender o público durante dez dias de realização. Neste período, Curitiba será palco de  importantes encontros com escritores, jornalistas e intelectuais, além de lançamentos de livros e atividades recreativas. A Bienal do  Livro  Paraná contará com  30  sessões de debates e  58 apresentações voltadas para o público infantojuvenil. O evento oferece ao visitante uma grade dinâmica, diversificada e especialmente desenvolvida para atrair  todas as faixas etárias e perfis.

De acordo com Tatiana Zaccaro, gerente de Negócios da Fagga | GL events,  empresa organizadora do evento, a Bienal do Livro Paraná foi desenvolvida pensando na qualidade e diversidade do conteúdo. “Buscamos formas para estimular o hábito da leitura. Vamos apresentar propostas diferentes, que visam aproximar,  de forma lúdica, o público do universo dos livros”, garante.

A programação inclui: Café Literário, Atividades Infantis   - Circo das Letras, Território Jovem, Espaço Livre, Fórum de Literatura Infantil  e  Juvenil, Eventos Nobres, Sessões de Autógrafos e Visitação Escolar. Ao todo, 90 expositores  e cerca de 45 autores participarão da Programação Cultural do evento. A expectativa é receber aproximadamente 200 mil pessoas, sendo 30 mil estudantes. Para a edição paranaense foram criadas duas  atrações  inéditas: o Território Jovem e o Espaço Livre.
                                                                                                                                                                            Entre os expositores estão Livrarias Curitiba, Senado Federal, Editora Vozes, Barsa Planeta, Edições Paulinas, Editora da Universidade do Paraná, Companhia das Letras, Sextante, Record, Rocco, Editora Minuano, Editora Escala, Editora Paulus, Digerati, Universo dos Livros, entre outras.
A 1ª Bienal do Livro Paraná é promovida pela Fagga GL | events, responsável também pelas bienais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. O evento será no Estação Convention Center, em Curitiba. 


Café Literário
É o ponto de encontro entre público e autores para bate-papos informais sobre literatura e diversos assuntos do cotidiano. Ele proporciona ao visitante a oportunidade de estar em contato direto com seus ídolos literários, de forma descontraída e prazerosa. Com curadoria do jornalista Rogério Pereira, fundador do jornal literário Rascunho, o Café reúne os autores: Moacyr Scliar, Ronaldo Correia de Brito, Cléo Busatto, Rodrigo Lacerda, Sérgio Rodrigues, Adriana Lisboa, Ignácio de Loyola Brandão, José Roberto Torero, Ana Miranda, Márcio Souza, Arnaldo Bloch , Xico Sá, Fabrício Carpinejar, Alberto Martins, Flávio Carneiro, Sidney Garambone, José Castello, Cristovão Tezza, Marçal Aquino, Laerte, Felipe Pena, André Vianco, Elvira Vigna, Luiz Ruffato, Carlos de Brito e Mello, Manoela Sawitzki, Ruy Castro, Guilherme Fiuza, Heloisa Seixas, João Paulo Cuenca, Daniel Piza  e João Gabriel de Lima.

Atividades Infantis - Circo das Letras
Proporcionam uma viagem inesquecível ao mundo dos livros, em 53 sessões, com apresentações diárias para despertar, de forma lúdica, o prazer da leitura. Essas  atrações serão realizadas no Circo das Letras, um espaço com direito a picadeiro e luzes, onde o contemporâneo e o tradicional se fundem.  As crianças farão uma viagem pela literatura com contação de histórias, música  e teatro de bonecos. Com curadoria da escritora Cléo Busatto, o espaço recebe a cantora suíça radicada no Brasil Edith de Camargo, além da Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores e a Cia Mínima de Teatro.

Território Jovem
Voltado especialmente ao público adolescente. Nele, escritores e personalidades de diferentes áreas conversam  sobre fenômenos relacionados ao cotidiano dessa faixa etária como: comportamento, educação, beleza, entre outros  temas. Na discussão, assuntos como Bullyng, O Mundo da Menina e o sucesso recente de vários best-sellers internacionais, como O senhor dos anéis, Harry Potter e Crepúsculo, que provocaram a proliferação de um tipo de literatura pop, de entretenimento,  cultuada especialmente por adolescentes. 

Espaço Livre
Autores, jornalistas, intelectuais e artistas expressam opiniões e debatem com o público seus diferentes pontos de vista sobre os temas propostos. Na pauta, assuntos como a liberdade no mundo contemporâneo, questões religiosas e a ciência, as fronteiras do mundo virtual, diálogos ambientais e a liberdade de imprensa e expressão. A proposta é discutir a liberdade de fazer escolhas e de se expressar no século XXI.

Fórum de Literatura Infantil e Juvenil
É uma atividade  onde professores, educadores e demais participantes terão contato com escritores, ilustradores, cineastas e pesquisadores de educação. Durante os debates o público terá oportunidade de assimilar conhecimentos e adquirir informações sobre como aplicá-los no dia-a-dia em sala de aula. Com curadoria e mediação da escritora e pesquisadora Ieda de Oliveira, o tema do debate nesta Bienal será O que é qualidade na produção artística e literária para crianças e jovens? Participam do fórum: as escritoras Heloisa Prieto e Cléo Busatto; a ilustradora e artista plástica Márcia Széliga; o cineasta Paulo Munhoz; e os professores doutores Alice Áurea Penteado (UEM) e João Luis Ceccantini (UNESP). 

Eventos Nobres
Dois Eventos Nobres fazem parte da programação da Bienal. O primeiro deles será o Encontro com Rubem Alves, autor de inúmeros livros, colaborador de jornais e revistas. Entre suas obras estão crônicas, livros infantis, filosofia da religião e filosofia da ciência e da educação. Na Bienal ele fala sobre Doze lições para a educação dos sentidos.

O escritor é membro da Academia Campinense de Letras, professor emérito da Unicamp e cidadão honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura. Mora em Campinas e dedica boa parte do tempo a escrever crônicas e artigos. Semanalmente, publica suas crônicas no jornal Correio Popular e também é colunista da Folha de S. Paulo, no caderno Sinapse. Possui mais de 50 obras publicadas em diversos idiomas. 

O segundo  Evento Nobre  marca a sessão de encerramento do Café Literário e recorda o trabalho de um dos mais importantes intelectuais brasileiros,  o crítico Wilson Martins. Nos últimos 60 anos, Martins dedicou-se à literatura brasileira e seus textos, com intuito de tecer um amplo painel da produção editorial, resultaram na obra História da Inteligência Brasileira, reeditada para a Bienal. Para compor essa mesa, foram convidados dois grandes amigos de Martins: os escritores Miguel Sanches Neto e Affonso Romano de Sant’Anna. 

Visitação Escolar
Projeto exclusivo da Bienal do Livro, a Visitação Escolar é uma participação especial de alunos de escolas públicas e particulares ao evento. São seis dias especialmente reservados para que os estudantes do ensino fundamental conheçam a feira e tenham a oportunidade de se aproximar do mundo dos livros, estimulando sua imaginação. A Bienal do Livro Paraná oferece aos professores a oportunidade de dinamizar suas aulas e incentivar o hábito da leitura em seus alunos, propiciando a eles um contato mais íntimo com o livro fora do ambiente escolar. 
Tudo isso, além da participação em debates com autores, intelectuais e profissionais da literatura nacional, onde poderão conhecer de perto todas as novidades do mercado editorial.

A Bienal na Web 2.0
A Bienal do Livro do Paraná ganha presença forte na internet. Estão no ar o site oficial (www.bienaldolivrodoparana.com.br), o Twitter (twitter.com/bienaldolivropr), o Facebook (www.facebook.com/bienaldolivropr) e o Orkut (www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105297635) do evento. Além de poderem participar de diversas promoções, os visitantes também serão criadores ativos das páginas através da inclusão de fotos, vídeos e comentários. Em paralelo, haverá a cobertura do evento pelo Twitter, com dicas, promoções-relâmpago e divulgação de novidades e atrações, além de ações de relacionamento no Orkut e Facebook. “A Bienal por si só já é fomentadora de conteúdo. O nosso objetivo é nos aproximar cada vez mais do público leitor que está online”, revela a gerente da Fagga Eventos, Tatiana Zaccaro. 


BIENAL DO LIVRO DO PARANÁ
Assessoria de Imprensa
Lide Multimídia
Aline Cambuy/ Paula Batista/ Moema Zuccherelli
(41) 3016-8083 / 8803-8367/ 8803-8181
redacao3@lidemultimidia.com.br
redacao2@lidemulimidia.com.br 
moema@lidemultimidia.com.br 
www.lidemultimidia.com.br



 Fonte: http://www.bienaldolivrodoparana.com.br/conteudo_bienal.aspx?pP=2&pO=1&pM=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário