quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Grupo Átomo e Alínea com grandes títulos na área de Formação de Professores

Muitos têm pedido para indicar livros de formação de professores. Então resolvemos fazer um pequeno resumo dos principais títulos do Grupo Átomo e Alínea na área.

Avaliação Escolar e Formação de Professores
Alaíde Rita Donatoni (org.)
Esta coletânea apresenta alternativas em Avaliação Escolar e Formação de Professores, trata da sempre atual polêmica, que envolve a avaliação escolar, com questões diversas que vão desde o significado do termo; dos clássicos até a avaliação formativa; do portfólio como instrumento de avaliação até as concepções educacionais como condicionadoras das formas de se avaliar, entre outras.


Formação de Professores
Roberta Gurgel Azzi , Sylvia Helena Souza da Silva Batista e Ana Maria de Aragão Sada (orgs.)
Os estudos aqui reunidos estão organizados em três grupos. O primeiro tem como eixo temático o Desenvolvimento profissional e a constituição da docência, incluindo dois trabalhos: Teorias implícitas na ação docente: contribuição teórica ao desenvolvimento do professor prático-reflexivo e Desenvolvimento profissional dos professores: desafios institucionais. O segundo grupo, O Ensino de Psicologia nas Licenciaturas, constitui-se de três pesquisas: Conhecimento psicológico e formação de professores, Discutindo a relação professor-licenciado e aluno-adolescente à luz da formação em Psicologia e O ensino de Psicologia da Educação sob o olhar de licenciados e licenciandos. Tendo como eixo principal as contribuições às práticas pedagógicas, estão incluídas duas pesquisas neste terceiro grupo: Ensinando Psicologia na Licenciatura: experiências, opções e aprendizagens e Ensino de Psicologia na Licenciatura: estratégias de ensino como facilitadoras da articulação entre realidade da escola e conteúdo teórico.


Mundos Entrecruzados: formação de professores leigos
Dulce Maria Pompêo de Camargo
Este livro desvela a realidade da região do nordeste do Mato Grosso, cruza os diferentes olhares e saberes refletidos na vivência dos professores/cursistas, migrados de diversos estados brasileiros, com outros olhares e saberes, frutos de outras vivências, incluindo aqui também o mundo dos professores, orientadores e coordenadores na área de Ciências Sociais.


Reflexões sobre a Formação de Professores e o Ensino de Ciências e Matemática
Marisa Franzoni e Norma Suely Gomes Allevato (orgs.)
Este livro se apresenta como uma esplêndida colaboração na área do Ensino de Ciências e Matemática. Em linguagem objetiva, sem perder a profundidade e o rigor no tratamento dado à questão do ensino, este livro configura-se como um material didático e educativo. O conjunto dos capítulos retrata a equipe de pesquisadores que, além das formações específicas, somam-se na preocupação pela educação e, principalmente, pelo crescimento humano, motivo final deste trabalho.

Para maiores informações: cleorepresentacao@gmail.com - Catálogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário