Os textos desta coletânea fazem parte das atividades de ensino e pesquisa de professores pesquisadores das diferentes áreas do ensino fundamental vinculados a instituições nacionais e internacionais de ensino superior. O diálogo e o intercâmbio entre os autores têm um foco central: a formação permanente dos professores. Assim, esta obra apresenta reflexões sobre diversas experiências de ensino. Problematiza conceitos, temas, conteúdos, metodologias e práticas de ensino nas áreas básicas do currículo nacional. Os textos apresentam análises, experiências de professores formadores de diferentes campos/áreas das metodologias, didáticas e práticas de ensino. Expressam múltiplas discussões, propostas, olhares sobre dimensões do ensino e da aprendizagem no atual contexto sociocultural. A obra está organizada em sete partes, as áreas do conhecimento escolar que compõem a estrutura curricular dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação do Brasil (1997) para os anos iniciais do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física. O livro foi pensado e organizado como uma contribuição aos processos formativos de professores. Uma manifestação do compromisso político pedagógico dos autores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário