Inquisição segundo o dicionário Aurélio significa “Antigo tribunal eclesiástico instituído para investigar e punir crimes contra a fé católica”. Longe de querer entrar no mérito da questão religiosa, seria interessante, traçar um paralelo entre esses tribunais e o curioso fenômeno que vem ocorrendo no Brasil nesses últimos anos.
Em Portugal e no Brasil a Santa Inquisição especializou-se particularmente na "caça à literatura sediciosa ". Nosso colonizador, por sinal, pode ser considerado o pioneiro na censura literária em favor da suposta defesa da fé. . Em meados do século XV foi instituída a censura real através de um alvará de Afonso V, de 18 de agosto de 1451, que mandava "queimar livros falsos e heréticos".
Ao que parece, essa herança maldita, continua fortemente ativa, já que alguns desembargadores e figuras ilustres do cenário político brasileiro parecem estar com saudades desses velhos e tenebrosos tempos.
No período de um ano, vimos inúmeras obras serem censuradas e retiradas das escolas públicas por conteúdo “inapropriado”. Sai à desculpa da fé religiosa, entra a desculpa da moral e dos bons costumes.
Historicamente podemos constatar que o primeiro passo é a queima de material sedicioso. A pergunta que cabe é: quanto tempo demorará até eles começarem a queimar pessoas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário