Projeto No Pé da Letra alcança resultados positivos
Leitura por prazer, esse foi o impacto que o Projeto No Pé da Letra provocou no desenvolvimento do comportamento leitor de crianças de 0 a 6 anos que frequentam Escolas Municipais de Educação Infantil na zona sul de São Paulo.
No último dia 9 (terça-feira), a Fundação Abrinq – Save the Children realizou, na sede da organização, um encontro entre os educadores que participaram do Projeto para apresentar, em primeira mão, a sistematização dos resultados desta iniciativa que resultará em uma publicação que, além do registro das atividades realizadas, servirá de instrumento para que outras escolas possam desenvolver práticas pedagógicas relacionadas à leitura.
Criado em 2009, com o patrocínio do Deutsche Bank, o Projeto encerra o trabalho com 1.818 crianças beneficiadas diretamente e 7.785 indiretamente, 32 educadores formados em 8 EMEIs da região do Campo Limpo.
“Na Educação Infantil a criança pode ler com prazer”, destacou Silvia Almeida Moraes Gonçalves, professora da EMEI Dolores Duran, ao falar sobre a mensagem que o Projeto deixou. “A gente ficava na dúvida se a criança podia ler uma história e vimos que tem como fazer “, completou.
No último dia 9 (terça-feira), a Fundação Abrinq – Save the Children realizou, na sede da organização, um encontro entre os educadores que participaram do Projeto para apresentar, em primeira mão, a sistematização dos resultados desta iniciativa que resultará em uma publicação que, além do registro das atividades realizadas, servirá de instrumento para que outras escolas possam desenvolver práticas pedagógicas relacionadas à leitura.
Criado em 2009, com o patrocínio do Deutsche Bank, o Projeto encerra o trabalho com 1.818 crianças beneficiadas diretamente e 7.785 indiretamente, 32 educadores formados em 8 EMEIs da região do Campo Limpo.
“Na Educação Infantil a criança pode ler com prazer”, destacou Silvia Almeida Moraes Gonçalves, professora da EMEI Dolores Duran, ao falar sobre a mensagem que o Projeto deixou. “A gente ficava na dúvida se a criança podia ler uma história e vimos que tem como fazer “, completou.
O conteúdo da publicação, apresentado pela consultora da Fundação Abrinq - Save the Chidlren, Maria Luiza Silveira, responde às perguntas: Por que Educação Infantil?; Por que Campo Limpo? e Por que No Pé da Letra?, ao mostrar as diferentes percepções do Projeto aplicado nas unidades.
Durante dois anos aconteceram encontros de formação inicial e continuada de educadores, doação de acervo de livros, elaboração e desenvolvimento de plano de ação e promoção de visitas a eventos culturais com o objetivo o desenvolver diversas atividades de leitura com as crianças, considerando inclusive a participação das famílias nessas ações.
“A capacitação foi muito válida! Não entendia porque a diretora me escolheu para participar já que eu não gostava muito de ler, mas depois percebi que ela viu em mim aquela criança que não era estimulada a ler. Descobri que se a gente pesquisar tem leitura prazerosa pra cada um e agora no cantinho de brinquedos da minha sala de aula sempre tem livros”, ressaltou Maria Fernandes da Silva, professora da EMEI Paulo Zingg.
Durante dois anos aconteceram encontros de formação inicial e continuada de educadores, doação de acervo de livros, elaboração e desenvolvimento de plano de ação e promoção de visitas a eventos culturais com o objetivo o desenvolver diversas atividades de leitura com as crianças, considerando inclusive a participação das famílias nessas ações.
“A capacitação foi muito válida! Não entendia porque a diretora me escolheu para participar já que eu não gostava muito de ler, mas depois percebi que ela viu em mim aquela criança que não era estimulada a ler. Descobri que se a gente pesquisar tem leitura prazerosa pra cada um e agora no cantinho de brinquedos da minha sala de aula sempre tem livros”, ressaltou Maria Fernandes da Silva, professora da EMEI Paulo Zingg.
Com a aprovação dos educadores, co-autores da obra, a equipe do Projeto dá sequência à produção da publicação que será finalizada em outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário