quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Projeto No Pé da Letra alcança resultados positivos


Projeto No Pé da Letra alcança resultados positivos

Leitura por prazer, esse foi o impacto que o Projeto No Pé da Letra provocou no desenvolvimento do comportamento leitor de crianças de 0 a 6 anos que frequentam Escolas Municipais de Educação Infantil na zona sul de São Paulo.

No último dia 9 (terça-feira), a Fundação Abrinq – Save the Children realizou, na sede da organização, um encontro entre os educadores que participaram do Projeto para apresentar, em primeira mão, a sistematização dos resultados desta iniciativa que resultará em uma publicação que, além do registro das atividades realizadas, servirá de instrumento para que outras escolas possam desenvolver práticas pedagógicas relacionadas à leitura.

Criado em 2009, com o patrocínio do Deutsche Bank, o Projeto encerra o trabalho com 1.818 crianças beneficiadas diretamente e 7.785 indiretamente, 32 educadores formados em 8 EMEIs da região do Campo Limpo.

“Na Educação Infantil a criança pode ler com prazer”, destacou Silvia Almeida Moraes Gonçalves, professora da EMEI Dolores Duran, ao falar sobre a mensagem que o Projeto deixou. “A gente ficava na dúvida se a criança podia ler uma história e vimos que tem como fazer “, completou.
O conteúdo da publicação, apresentado pela consultora da Fundação Abrinq - Save the Chidlren, Maria Luiza Silveira, responde às perguntas: Por que Educação Infantil?;  Por que Campo Limpo?  e Por que No Pé da Letra?, ao mostrar as diferentes percepções do Projeto aplicado nas unidades.

Durante dois anos aconteceram encontros de formação inicial e continuada de educadores, doação de acervo de livros, elaboração e desenvolvimento de plano de ação e promoção de visitas a eventos culturais com o objetivo o desenvolver diversas atividades de leitura com as crianças, considerando inclusive a participação das famílias nessas ações.

“A capacitação foi muito válida! Não entendia porque a diretora me escolheu para participar já que eu não gostava muito de ler, mas depois percebi que ela viu em mim aquela criança que não era estimulada a ler.  Descobri que se a gente pesquisar tem leitura prazerosa pra cada um e agora no cantinho de brinquedos da minha sala de aula sempre tem livros”, ressaltou Maria Fernandes da Silva, professora da EMEI Paulo Zingg.
Com a aprovação dos educadores, co-autores da obra, a equipe do Projeto dá sequência à produção da publicação que será finalizada em outubro.
Saiba mais sobre o Projeto no Pé da Letra, clique aqui.

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