segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bangkok inicia campanha de incentivo à leitura

A literatura está em pauta na cidade de Bangkok, na Tailândia, desde que a Unesco a escolheu como Capital Mundial do Livro para o ano de 2013. As autoridades governamentais estão agora se mobilizando para honrar o compromisso de promover a leitura entre seus cidadãos.

Desde 2001, a Unesco e três organizações internacionais voltadas ao mercado editorial nomeiam a Capital Mundial do Livro para o período de um ano. A escolha não envolve nenhum prêmio em dinheiro. Seu objetivo é disseminar a cultura e a educação como bens sem valor material. Para isso, as cidades se comprometem em promover programas que aproxime as pessoas dos livros. A primeira capital foi Madrid, e nesse ano, é Buenos Aires. Em 2012, a cidade será Erevan, na Armênia.

Desde que pesquisas mostraram uma queda no hábito da leitura entre os tailandeses, as autoridades se mobilizaram para retomar a cultura da compra de livros e empréstimos em bibliotecas. Esses esforços foram um dos motivos para que Bangkok se tornasse a Capital Mundial do Livro de 2013, afinal, com as atenções voltadas a ela, os incentivos devem ser ainda mais eficazes. Segundo a vice-diretora da Unesco, Irina Bokova, a cidade está de parabéns pelo trabalho que tem realizado, focando esforços para desenvolver a leitura entre jovens, inclusive de comunidades pobres. Para as autoridades, o gosto pela leitura irá ajudar a transformar a juventude e afastá-la das drogas e problemas sociais.

Atualmente, cada pessoa lê, em média, cinco livros por ano em Bangkok. O governo fez um acordo com 50 organizações públicas e privadas para criar estratégias que melhorem a aprendizagem nas escolas e desenvolvam a habilidade criativa de crianças e jovens, tudo isso, por meio da leitura. A meta é chegar a 2013 com uma média de 10 a 20 livros lidos anualmente para cada tailandês.

Um antigo prédio da prefeitura deve ser reformado para abrigar uma biblioteca e um museu municipal. A campanha chamada “Ler e se locomover” irá incentivar os cidadãos a aproveitar o tempo gasto no transporte público para colocar a leitura em dia. Também serão realizadas atividades para atrair mais leitores, como a criação de rodas de leitura em grupo nas ruas, debates sobre livros e encontros com autores.

fonte: http://www.asboasnovas.com/#/mundo/bangkok_inicia_campanha_de_incentivo_a_leitura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário