quinta-feira, 14 de julho de 2011

Gibicon agita Curitiba


PublishNews - 14/07/2011 - Redação
O evento marca o início das comemorações do aniversário de 30 anos da primeira Gibiteca brasileira

A Gibicon é um evento internacional de histórias em quadrinhos, que vai ocupar diversos espaços na cidade de Curitiba durante os dias 15, 16 e 17 de julho. Farão parte da programação minicursos, oficinas, palestras e debates que contarão com a presença de muitos convidados da área, brasileiros e estrangeiros.
 
O evento é parte das festividades para comemorar os 30 anos da Gibiteca de Curitiba, que só acontece no ano que vem mas cujas comemorações começam desde agora como um “aquecimento”. Por esse motivo o evento é chamado de “Gibicon Número Zero”.
 
Não será cobrado ingresso para as palestras e lançamentos. No entanto, para se inscrever nas oficinas é preciso doar um exemplar em bom estado de uma revista ou livro de histórias em quadrinhos. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Gibiteca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 533- Centro – Curitiba/PR. Tel.: 41 3321-3250).
 
As atrações estão divididas em sete locais diferentes: Aliança Francesa (Rua Prudente de Moraes, 1.101 - Centro – Curitiba/PR); Goethe-Institut Curitiba (Rua Reinaldino S. Quadros, 33 - Alto da VX – Curitiba/PR); Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques - Centro – Curitiba/PR); Jokers Pub (Rua São Francisco, 164 - Centro – Curitiba/PR); Solar do Barão (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533 - Centro – Curitiba/PR); Instituto Cervantes (Rua Ubaldino do Amaral, 927 - Alto XV – Curitiba/PR).
 
 
Programação
 
Exposições (Todos os dias de evento)
 
 
Acervo da Gibiteca
Exposição com originais de artistas que fazem parte do acervo da Gibiteca de Curitiba, tais como Flavio Colin, Solda, Shimamoto, Nilson Muller, Dante, Retamozzo, entre outros. Ela pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. A abertura será em 16 de julho, às 20 horas.
 
Die Evolution in Bildern / A evolução em imagens
Mostra de Jens Harder, artista alemão que vem à Curitiba para a Gibicon. Sua obra Alpha recebeu no Festival de Angoulême de 2010 o Prêmio da ousadia, para projetos de HQs audaciosas. A abertura da exposição acontecerá dia 14 de julho, às 18 horas, com presença do autor, no Goethe-Institut, onde poderá ser visistada.
 
Caricaturas de Ángel Idígora - O flamenco visto por Idígora
Uma exposição do artista espanhol Ángel Idígora, que coleta uma série de suas caricaturas anteriormente publicadas em jornais da Espanha e do mundo. A exposição está aberta para visitação no Instituto Cervantes.
 
Ils Rêvent Le Monde/ Eles sonham o mundo
Esta exposição estará na sede da Aliança Francesa localizada no Espaço Fábrika (Rua Ubaldino do Amaral, 927, no bairro Alto da XV – Curitiba/PR)
Uma mostra coletiva de diversos autores organizada pelo governo francês, com artes inéditas e um histórico da ficção científica francesa nos quadrinhos. A exposição conta com obras de artistas como: Moebius, Enki Bilal, Druillet, Killoffer, Montellier, Mathieu, Vatine e Blanchard, entre outros. A mostra estará na Aliança Francesa e sua abertura acontece no dia 15 de julho, às 17h30.
 
Joe Bennett
Exposição de originais do trabalho do desenhista brasileiro Joe Bennet, que tem trabalhos publicados pelas editoras Marvel e DC. A mostra terá trabalhos como: Capitão America, Gavião Negro e Batman. A abertura acontecerá dia 15 de julho, às 20 horas, com presença do autor e sessão de autógrafos, no Jokers Pub, onde a exposição permanecerá.
 
Made for USA
Coletiva de trabalhos dos artistas brasileiros de histórias em quadrinhos publicados nos EUA, tais como: Gabriel Bá, Fábio Moon, Joe Bennett, Ed Barrows, Carlos Magno, entre outros. A exposição pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. Abertura da exposição no dia 16 de julho, às 20 horas.
 
Mônquei Bizines
Exposição de Rômolo D’Hipólito, mostrando as facetas de designer, quadrinista e ilustrador do artista. Rômolo é o autor de Malditos designers – tira já publicada em livro pela Barba Negra/Caderno Listrado. A mostra pode ser visitada no Museu da Gravura Cidade de Curitiba.
 
Quadrinhos Curitibanos
Exposição coletiva e inédita de obras de diversos autores curitibanos em atividade, tais como: André Caliman, Bennet, DW Ribatski, Rogério Coelho, Tako X, Pryscila Vieira, José Aguiar, entre outros. A mostra pode ser vista no Memorial de Curitiba. A abertura acontecerá em 15 de julho, às 20 horas.
 
Seto - Samurai de Curitiba
Exposição inédita que homenageia Claudio Seto, precursor do mangá no Brasil e um dos maiores nomes dos quadrinhos em Curitiba. A mostra contém artes originais de Seto e pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. Abertura da exposição no dia 16 de julho, às 20 horas.
 
A Lenda de Tex
Mostra inédita no Brasil, cedida pela Editora Bonelli, vinda diretamente da Itália, que conta com diversas páginas de histórias e releituras de Texfeitas por artistas de diversas nacionalidades. A exposição pode ser visitada no Memorial de Curitiba. A abertura acontecerá em 15 de julho, às 20 horas.
 
Tex Brasileiro
Exposição coletiva de releituras do personagem Tex feitas por autores de todo o Brasil como Mike Deodato Jr, Pablo Meyer, Odyr, Sama, Bira Dantas, Paixão, entre outros. Visite a mostra no Memorial de Curitiba. A abertura acontecerá em 15 de julho, às 20 horas.
 
Dream 2
Mostra de cartazes de animes inspirados em mangás. No memorial de Curitiba.
 
 
15 de julho
 
Das 10h às12h: Oficina de mangá para crianças (a partir de 12 anos de idade): com Fulvio Pacheco (Solar do Barão – Gibiteca)
 
Das 10h às12h: Oficina de desenho: com Ibraim Roberson (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
 
Das 14h às 17h: Oficina de mangá: com Erica Awano (Solar do Barão - Gibiteca).
 
Das 14h às 16h: Oficina de HQ para crianças (a partir de 12 anos de idade): com Ricardo Manhães (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
 
14h: Tex - Caubói italiano (Memorial de Curitiba)
Dois dos principais desenhistas de Tex falam sobre o personagem e seu processo de criação, com mediação do tradutor dos títulos da Bonelli no Brasil.
Com Fábio Civitelli e Lucio Filippucci e mediação de Júlio Schneider (Mythos).
 
14h30: Lançamento do CD e da revista em quadrinhos da banda Quebra-queixo, no Memorial de Curitiba.
 
16h: 2 irmãos, 10 pãezinhos, uma história (Memorial de Curitiba)
Premiados nacional e internacionalmente, os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon falam de sua carreira, processo de trabalho e projetos futuros.
 
16h30: Fabio Civitelli e Lucio Filippucci, no Memorial de Curitiba.
 
17h30: Os quadrinhos na França e da Bélgica (Aliança Francesa)
O quadrinista brasileiro Ricardo Manhães, que publica seu trabalho no mercado franco-belga, fala sobre sua experiência.
 
17h30: Malditos cartunista
Lançamento do documentário sobre alguns dos mais importantes cartunistas brasileiros. Após a exibição do filme, bate-papo com o diretor Daniel Juca, no Paço da Liberdade.
 
18h: Os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, no Memorial de Curitiba.
 
20h: Na abertura da exposição dedicada a sua obra nos quadrinhos, Joe Bennett fará uma sessão de autógrafos no Jokers Pub.
 
20h: Happy & Roll – Tributo a Elvis Presley
Show tributo a Elvis Presley com o músico Daniel Argolo (voz e violão), acompanhado de baixo acústico e guitarra, apresenta em formato acústico os clássicos do Rei do Rock dos anos 50 e 60.
22h: DELOREAN + DJ RONYPEK
Festa oficial do evento GIBICON – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Show com banda DELOREAN e DJ RONYPEK, presença dos convidados da GIBICON e exposições do quadrinista de fama internacional Joe Bennet (DC Comics) e também dos quadrinistas Fabrizio Andriani e José Aguiar. Ingresso Livre até 21h / Após 21h R$ 15,00 (com bônus R$ 10,00)
 
16 de julho
 
Das 10h ao 12h: Oficina de HQ: COM Joe Bennett (Solar do Barão - Gibiteca).
 
Das 10h ao 12h: Oficina de HQ: com André Caliman (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
 
Das 10h ao 12h: Oficina de pintura digital – turma 1 (Paço da Liberdade - Laboratório de Informática).
 
10h: Publicando na Europa (Memorial de Curitiba)
Artistas de diferentes nacionalidades debatem a realidade de trabalho em seus países. Com Hervé Bourhis (França), Jens Harder (Alemanha), Fábio Civitelli (Itália), Lucio Filippucci (Itália) e Ricardo Manhães (Brasil), e mediação de Sidney Gusman (Universo HQ/ Mauricio de Sousa Produções)
 
10h: Fazendo Super-Heróis (Paço da Liberdade - sala de atos)
Os artistas Ivan Reis e Joe Prado falam sobre suas carreira nas revistas dos heróis mais famosos do mundo, com mediação de Claudio Yuge (Clang Comix).
 
10h: Morro da favela
André Diniz autografa seu álbum Morro da favela, no Memorial de Curitiba.
 
10h: Zine Pandemônio
Lançamento do zine de Daniel Werneck, no Memorial de Curitiba.
 
10h: André Diniz autografa Morro da favela e Daniel Werneck autografa o zine Pandemônio. No Memorial de Curitiba.
 
10h: Cinema e quadrinhos (Paço da Liberdade - Sala de cinema)
O crítico de cinema Marden Machado fala das história das adaptações dos quadrinhos para a tela grande.
 
11h: Guilherme Caldas autografa o álbum Candyland. No Memorial de Curitiba.
 
11h30: Quadrinhos digitais (Paço da Liberdade - Sala de cinema)
O roteirista Leonardo Melo fala das novas mídias digitais e o futuro das HQs nesses suportes.
 
13h: O quadrinho em Curitiba hoje (Paço da Liberdade - sala de atos)
Artistas de diversas vertentes discutem a produção local. Com Guilherme Caldas, DW e Rômolo, e mediação de Érico Assis (Omelete)
 
13h: Quadrinhos hermanos (Memorial de Curitiba)
Debate entre um estudioso dos quadrinhos argentinos, o editor que publica autores portenhos no Brasil e um dos maiores destaques entre a nova geração argentina de quadrinistas. Com Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos), Claudio Martini (Zarabatana Books) e Salvador Sanz (Argentina), e mediação de Lielson Zeni (Universo HQ).
 
13h30: Mitos recriados
O desenhista Will autografa os álbuns que criou em parceria com Wellington Srbek, Ciranda Coraci e Senhor das histórias, no Memorial de Curitiba.
 
13h30: Will autografa Ciranda Coraci e Senhor das histórias, Cadu Simões autografa Nova Hélade e Daniel Esteves autografa Nanquim Descartável. No Memorial de Curitiba.
 
14h-17h: Oficina de HQ: Com Eddy Barrows (Solar do Barão - Gibiteca).
 
14h-16h: Oficina de pintura digital – turma 2 (Paço da Liberdade - Laboratório de Informática).
 
14h-16h:– Avaliação de Portifólio (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
Joe Prado, agente do estúdio Art & Comics avaliará o portfólio de novos artistas que desejam seguir carreira como autores de quadrinhos.
 
14h: MSP: Os quadrinhos de Mauricio de Sousa (Paço da Liberdade - Sala de cinema)
Sidney Gusman, gerente de projetos do estúdio MSP e editor da série de livros MSP50, fala da carreira do maior autor de quadrinhos infanto-juvenis brasileiro.
 
14h30: O quadrinista alemão Jens Harder autografa seus álbuns, Rômolo autografa Malditos dezainers e Rafael Coutinho autografa Cachalote e Drink. No Memorial de Curitiba.
 
15h: Humor Curitibano (Memorial de Curitiba)
Renomados nacionalmente, os veteranos e a nova geração dos quadrinhos, charges e cartuns de humor nos jornais de todo o Brasil, trocam experiências e relatos sobre suas carreiras e a tal “veia humorística curitibana”.
Com Benett, Pryscila Vieira, Solda e Paixão, e mediação de Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos).
 
15h30: O poder do mangá (Paço da Liberdade - Sala de atos)
A pesquisadora Sonia Luyten fala sobre história, linguagem e curiosidades dos quadrinhos japoneses.
 
15h30: José Aguiar e DW autografam Vigor Mortis Comics e Sergio Chaves e Lídia Basoli autografam a Café Espacial. No Memorial de Curitiba.
 
16h: Como entrar no Mercado Americano (Paço da Liberdade - Sala de cinema)
O agente do estúdio Impacto, Klebs Jr., orienta os artistas que pretendem ingressar nesse concorrido mercado de trabalho.
 
Das 16h30 às 18h30: Oficina de roteiro de HQ: Com André Diniz (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
 
16h30: Lourenço Mutarelli autografa seus livros e quadrinhos e Hervé Bourhis autografa O pequeno livro dos Beatles e O pequeno livro do rock. No Memorial de Curitiba.
 
16h30: Os pequenos livros
O quadrinista francês Hervé Bourhis lança suas duas obras dedicadas à música: O pequeno livro dos Beatles e O pequeno livro do Rock, no Memorial de Curitiba.
 
17h: Publicando no mercado americano (Memorial de Curitiba)
Uma mesa com alguns dos principais artistas brasileiros que trabalham para editoras norte-americanas como Marvel, DC Comics, Vertigo, Dark Horse, IDW, entre outras. Com Gabriel Bá, Fábio Moon, Ivan Reis, Joe Bennett, Carlos Magno e Eddy Barrows, e mediação de Érico Assis (Omelete).
 
 
17h30: Salvador Sanz
O quadrinista argentina Salvador Sanz lança em Curitiba o seu álbum Noturno, no memorial de Curitiba.
 
17h30: O quadrinista argentino Salvador Sanz autografa Fierro e Noturno, Paulo Ramos autografa Bienvenido. No Memorial de Curitiba.
 
17h30: Lourenço Mutarelli (Paço da Liberdade - Sala de atos)
O quadrinista, escritor, dramaturgo e ator Lourenço Mutarelli fala sobre sua trajetória artística.
 
17h30: Novos quadrinistas, novos quadrinhos (Paço da Liberdade - sala de cinema)
Quadrinistas da nova geração nacional discutem as perspectivas de seu trabalho no Brasil.
Rafael Coutinho, DW e Rômolo, com mediação de Guilherme Kroll (Balão Editorial)
 
18h: A importância das Gibitecas (Gibiteca de Curitiba)
Com Afonso Andrade (coordenador FIQ), Maristela Garcia (Coordenadora da Gibiteca de Curitiba) e Sonia Luyten, e mediação de Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos).
 
Festa Oficial Gibicon – Saturday Guest DJs
22h: DJ RONYPEK (residente) + DJ JUCA (convidado RJ)
Festa oficial do evento GIBICON – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Discotecagem com os Djs Ronypek e Juca. Presença dos convidados da GIBICON e exposições do quadrinista de fama internacional Joe Bennet (DC Comics) e também dos quadrinistas Fabrizio Andriani e José Aguiar. Além dos DJs, haverá também o painel do filme Nervo Craniano Zero, longa-metragem do cineasta e dramaturgo Paulo Biscaia Filho.
Ingresso Masculino: Livre até 22h / após R$ 20,00
Ingresso Feminino: Livre até 24h / após R$15,00
 
 
17 de julho
 
16h30: E o mercado brasileiro de quadrinhos? (Memorial de Curitiba)
Editores brasileiros discutem o panorama atual e os rumos dos quadrinhos nacionais. Com Sérgio Chaves (Café Espacial), Lídia Basoli (Café Espacial), Guilherme Kroll (Balão Editorial), Sidney Gusman (Universo HQ/ Mauricio de Sousa Produções), André Conti (Quadrinhos na Cia.) e Claudio Martini (Zarabatana Books), e mediação de Lielson Zeni (Universo HQ).
 
15h: No Memorial de Curitiba acontecerá uma "Jam Session" de autógrafos, com todos os artistas nacionais e internacionais da Gibicon. Uma ótima oportunidade para o público interagir com os artistas.
15h: Panorama do quadrinho Europeu (Memorial de Curitiba)
O mercado europeu visto sob a perspectiva de um agente que representa artistas de todo o mundo e do organizador do Romics, o maior evento de quadrinhos italiano. Após o debate, Tommaso D'Alessandro avaliará portfólios de artistas.
Com Tommaso D’Alessandro e Luca Raffaelli, e mediação de Fabrizio Andriani (ZnorT!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário