quarta-feira, 20 de julho de 2011

AsBoasNovas.com - Biblioteca do Recife promove intercâmbio cultural com a França - Brasil

AsBoasNovas.com - Biblioteca do Recife promove intercâmbio cultural com a França - Brasil: "Com videoconferências, cartas e livros, crianças francesas e brasileiras entram em contato e aprendem sobre suas culturas."


Duas bibliotecas, uma no Recife e uma na cidade de Nantes, na França, superam a distância que as separam e aproximam as crianças dos dois países. Há dois anos, uma parceria entre a comunidade recifense de Caranguejo Tabaiares e a ONG francesa ‘Atelier du 14’, realiza bate-papos por videoconferências e troca de cartas entre os frequentadores de suas bibliotecas.

O intuito é promover o intercâmbio cultural entre as crianças para que elas conheçam os costumes e um pouco do idioma umas das outras. Quem facilita o contato são os voluntários que fazem as traduções aqui e lá. Assim, elas podem saber o que as outras estão lendo, o que gostam de fazer, as semelhanças e as diferenças entre as duas bibliotecas e os dois países, segundo conta Mayara Silva, moradora de Caranguejo Tabaiares e voluntária da biblioteca.

Para ela, o mais importante é a socialização entre esse público. “Existe a curiosidade de saber como vivem as crianças do outro país, como são as festas, as brincadeiras. Se aqui está frio, eles querem saber como está o clima lá”, diz.

As bibliotecas já trocaram duas publicações próprias. Em 2009, as crianças francesas fizeram um livro à mão no qual escreveram e desenharam sobre seus gostos e sua vida. Em 2010, os brasileiros fizeram sua versão e, em fevereiro desse ano, enviaram por e-mail uma espécie de reportagem sobre o carnaval. “Mandamos fotos, desenhos, histórias e explicamos tudo sobre a festa, já que as crianças da França não a conheciam”, conta Mayara.

A ideia do intercâmbio cultural veio de um francês que morava no Recife e colaborava com a biblioteca de Caranguejo. Quando voltou ao seu país de origem, em 2009, quis manter o contato com o Brasil. Além dele, outros franceses da ONG já vieram ver de perto a biblioteca recifense. Os brasileiros esperam conseguir, até o fim do ano, apoio da prefeitura de Recife para poder visitar os parceiros europeus.

Semana do Conto

Nessa segunda-feira, 18, a biblioteca brasileira deu início à Décima Semana do Conto de História, que acontece duas vezes por ano com atividades e entretenimento voltados à literatura. O tema dessa edição é “Leitura atravessando fronteiras” e tem foco no intercâmbio. Entre as atividades estão oficinas de língua francesa e videoconferências, além da apresentação de materiais enviados pelos parceiros gringos. O público, que costuma ser de vinte crianças por dia, chega a cem durante o evento.

Os membros da biblioteca estão produzindo, ao longo da semana, um vídeo com apresentações de maracatu, frevo e ciranda para mostrar a cultura local aos parceiros europeus.

Incentivo

A comunidade Caranguejo fica em uma área pobre do Recife, mas por conta do fortalecimento de sua conexão com a França, ganhou um grande incentivo cultural da escola Aliança Francesa. A instituição concedeu bolsas de estudos para que moradores aprendessem o idioma.

Suelen Souza é exemplo do êxito da ação da escola. Ela é uma das moradoras da região contemplada com a bolsa, e tem conseguido repassar o conhecimento adquirido dando aulas de francês voluntariamente para as crianças, duas vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário