quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bom Para: Aprender sobre histórias em quadrinhos na estação de metrô

fonte: asboasnovas.com

Quem passar pela estação do metrô Paraíso, em São Paulo, na próxima terça-feira à tarde, poderá aproveitar para aprender mais sobre histórias em quadrinhos. Nos dias 19 e 26 de julho acontecerão dois workshops chamados ‘Desenhar Para Histórias em Quadrinhos (HQ)’, ministrados por profissionais experientes nessa arte. O curso faz parte do Projeto Encontros que transforma as estações de metrô da cidade em espaços culturais com eventos gratuitosPublicar postagem abertos ao público.

No dia 19, o ilustrador e desenhista Weberson Santiago irá dar um curso focado nas técnicas de desenho para o HQ. Ele é colaborador do jornal Folha de S.Paulo e da revista Rolling Stones. Já passou por editoras como Abril, Globo e Marvel e dá aulas na Quanta Academia de Artes e na Universidade de Mogi das Cruzes. O último workshop será com Renato Guedes, que falará sobre sua experiência de nove anos no mercado norte-americano. Renato passou por títulos de destaque na área como ‘Smallville’ e ‘Adventures of Superman’ e hoje desenha o personagem Wolverine, da série ‘X-Men’, na empresa Marvel.

A primeira aula aconteceu no dia 12 de julho com a roteirista de HQ Marcela Godoy, que escreveu romances como ‘Liah e o Relógio’, e traduziu a série ‘Sin City’.  No primeiro dia do curso, o espaço, com aproximadamente 20 lugares, esteve cheio todo o tempo - com pessoas que haviam se inscrito e outras que passavam pela estação e se uniam ao grupo. Segundo Marcela, nem todos os presentes eram pessoas que já conheciam ou gostavam de HQ. “Vi muita gente que estava passando pela estação e parou porque ficou curioso. No final da aula, um senhor me disse que não conhecia nada de quadrinhos, mas ficou interessado em começar a ler. Cativar novos leitores é bastante gratificante para mim”, revela. Marcela diz que a oportunidade de reunir pessoas com diferentes interesses e lhes mostrar o trabalho que faz é o grade valor da iniciativa.

Como o público que passa pelo metrô é heterogêneo, a oficina se propõe a apresentar o mundo dos quadrinhos para pessoas com variados níveis de conhecimento sobre o assunto. Para Marcela, o contato com quem não é consumidor habitual de HQ é bastante válida. “É importante termos espaço para mostrar nossa arte para quem não a conhece. Adoraria dar cursos como esse, mais vezes”, diz.

Arte nas estações

As atividades do Projeto Encontros nas estações de metrô levam ao público as mais variadas formas de arte e manifestações culturais, desde apresentações de hip-hop até ballet clássico, apresentações de humor, poesia e filmes. O objetivo, segundo os organizadores, é democratizar a cultura, levando arte e entretenimento de qualidade ao maior número de pessoas sem cobrar nada por isso.

Saiba mais

O que: Workshop Desenhar Para Histórias em Quadrinhos
Quando: 19 e 26 de julho, às 15h
Onde: Estação do metrô Paraíso
Quando: Gratuito para quem está dentro da estação
Site: http://www.projetoencontros.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário