terça-feira, 26 de julho de 2011

Caravana da leitura chega ao ABC



PublishNews - 26/07/2011 - Redação
Projeto é aberto a estudantes e ao público em geral e consiste na venda de livros por um preço simbólico

O projeto Caravana da Leitura, criado pelo escritor Laé de Souza, chega a cidades da região do ABC paulista depois de ter passado por mais de 100 cidades desde 2004. A equipe estará em Santo André no dia 26 de julho e seguirá para os municípios de São Caetano do Sul (27), Diadema (28) e Mauá (29), sempre das 9h30 às 17h. Quem passar por lá encontrará livros a R$1.
 
 
Roteiro da Caravana da Leitura:
 
Santo André
Dia 26 de julho – terça-feira
Das 9h30 às 17h
Local: Rua Coronel Oliveira Lima - Calçadão
 
São Caetano do Sul
Dia 27 de julho – quarta-feira
Das 9h30 às 17h
Local: Terminal Rodoviário Nicolau Delic - Centro
 
Diadema
Dia 28 de julho – quinta-feira
Das 9h30 às 17h
Local: Praça da Moça
 
Mauá
Dia 29 de julho – sexta-feira
Das 9h30 às 17h
Local: Praça 22 de Novembro

quarta-feira, 20 de julho de 2011

AsBoasNovas.com - Biblioteca do Recife promove intercâmbio cultural com a França - Brasil

AsBoasNovas.com - Biblioteca do Recife promove intercâmbio cultural com a França - Brasil: "Com videoconferências, cartas e livros, crianças francesas e brasileiras entram em contato e aprendem sobre suas culturas."


Duas bibliotecas, uma no Recife e uma na cidade de Nantes, na França, superam a distância que as separam e aproximam as crianças dos dois países. Há dois anos, uma parceria entre a comunidade recifense de Caranguejo Tabaiares e a ONG francesa ‘Atelier du 14’, realiza bate-papos por videoconferências e troca de cartas entre os frequentadores de suas bibliotecas.

O intuito é promover o intercâmbio cultural entre as crianças para que elas conheçam os costumes e um pouco do idioma umas das outras. Quem facilita o contato são os voluntários que fazem as traduções aqui e lá. Assim, elas podem saber o que as outras estão lendo, o que gostam de fazer, as semelhanças e as diferenças entre as duas bibliotecas e os dois países, segundo conta Mayara Silva, moradora de Caranguejo Tabaiares e voluntária da biblioteca.

Para ela, o mais importante é a socialização entre esse público. “Existe a curiosidade de saber como vivem as crianças do outro país, como são as festas, as brincadeiras. Se aqui está frio, eles querem saber como está o clima lá”, diz.

As bibliotecas já trocaram duas publicações próprias. Em 2009, as crianças francesas fizeram um livro à mão no qual escreveram e desenharam sobre seus gostos e sua vida. Em 2010, os brasileiros fizeram sua versão e, em fevereiro desse ano, enviaram por e-mail uma espécie de reportagem sobre o carnaval. “Mandamos fotos, desenhos, histórias e explicamos tudo sobre a festa, já que as crianças da França não a conheciam”, conta Mayara.

A ideia do intercâmbio cultural veio de um francês que morava no Recife e colaborava com a biblioteca de Caranguejo. Quando voltou ao seu país de origem, em 2009, quis manter o contato com o Brasil. Além dele, outros franceses da ONG já vieram ver de perto a biblioteca recifense. Os brasileiros esperam conseguir, até o fim do ano, apoio da prefeitura de Recife para poder visitar os parceiros europeus.

Semana do Conto

Nessa segunda-feira, 18, a biblioteca brasileira deu início à Décima Semana do Conto de História, que acontece duas vezes por ano com atividades e entretenimento voltados à literatura. O tema dessa edição é “Leitura atravessando fronteiras” e tem foco no intercâmbio. Entre as atividades estão oficinas de língua francesa e videoconferências, além da apresentação de materiais enviados pelos parceiros gringos. O público, que costuma ser de vinte crianças por dia, chega a cem durante o evento.

Os membros da biblioteca estão produzindo, ao longo da semana, um vídeo com apresentações de maracatu, frevo e ciranda para mostrar a cultura local aos parceiros europeus.

Incentivo

A comunidade Caranguejo fica em uma área pobre do Recife, mas por conta do fortalecimento de sua conexão com a França, ganhou um grande incentivo cultural da escola Aliança Francesa. A instituição concedeu bolsas de estudos para que moradores aprendessem o idioma.

Suelen Souza é exemplo do êxito da ação da escola. Ela é uma das moradoras da região contemplada com a bolsa, e tem conseguido repassar o conhecimento adquirido dando aulas de francês voluntariamente para as crianças, duas vezes por semana.

Bom Para: Aprender sobre histórias em quadrinhos na estação de metrô

fonte: asboasnovas.com

Quem passar pela estação do metrô Paraíso, em São Paulo, na próxima terça-feira à tarde, poderá aproveitar para aprender mais sobre histórias em quadrinhos. Nos dias 19 e 26 de julho acontecerão dois workshops chamados ‘Desenhar Para Histórias em Quadrinhos (HQ)’, ministrados por profissionais experientes nessa arte. O curso faz parte do Projeto Encontros que transforma as estações de metrô da cidade em espaços culturais com eventos gratuitosPublicar postagem abertos ao público.

No dia 19, o ilustrador e desenhista Weberson Santiago irá dar um curso focado nas técnicas de desenho para o HQ. Ele é colaborador do jornal Folha de S.Paulo e da revista Rolling Stones. Já passou por editoras como Abril, Globo e Marvel e dá aulas na Quanta Academia de Artes e na Universidade de Mogi das Cruzes. O último workshop será com Renato Guedes, que falará sobre sua experiência de nove anos no mercado norte-americano. Renato passou por títulos de destaque na área como ‘Smallville’ e ‘Adventures of Superman’ e hoje desenha o personagem Wolverine, da série ‘X-Men’, na empresa Marvel.

A primeira aula aconteceu no dia 12 de julho com a roteirista de HQ Marcela Godoy, que escreveu romances como ‘Liah e o Relógio’, e traduziu a série ‘Sin City’.  No primeiro dia do curso, o espaço, com aproximadamente 20 lugares, esteve cheio todo o tempo - com pessoas que haviam se inscrito e outras que passavam pela estação e se uniam ao grupo. Segundo Marcela, nem todos os presentes eram pessoas que já conheciam ou gostavam de HQ. “Vi muita gente que estava passando pela estação e parou porque ficou curioso. No final da aula, um senhor me disse que não conhecia nada de quadrinhos, mas ficou interessado em começar a ler. Cativar novos leitores é bastante gratificante para mim”, revela. Marcela diz que a oportunidade de reunir pessoas com diferentes interesses e lhes mostrar o trabalho que faz é o grade valor da iniciativa.

Como o público que passa pelo metrô é heterogêneo, a oficina se propõe a apresentar o mundo dos quadrinhos para pessoas com variados níveis de conhecimento sobre o assunto. Para Marcela, o contato com quem não é consumidor habitual de HQ é bastante válida. “É importante termos espaço para mostrar nossa arte para quem não a conhece. Adoraria dar cursos como esse, mais vezes”, diz.

Arte nas estações

As atividades do Projeto Encontros nas estações de metrô levam ao público as mais variadas formas de arte e manifestações culturais, desde apresentações de hip-hop até ballet clássico, apresentações de humor, poesia e filmes. O objetivo, segundo os organizadores, é democratizar a cultura, levando arte e entretenimento de qualidade ao maior número de pessoas sem cobrar nada por isso.

Saiba mais

O que: Workshop Desenhar Para Histórias em Quadrinhos
Quando: 19 e 26 de julho, às 15h
Onde: Estação do metrô Paraíso
Quando: Gratuito para quem está dentro da estação
Site: http://www.projetoencontros.com.br/

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pela primeira vez São Bernardo realiza Feira Literária



feira são bernanrdo cbl inf.jpg 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo (FELIT), idealizada pela Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ será realizada entre os dias 1º e 14 de agosto de 2011. O evento faz parte da programação dos festejos de aniversário da cidade, ele é pioneiro na região, no qual o livro e a leitura literária terão destaque, propiciando encontro de escritores, ilustradores e editores com a comunidade. Acompanhe a programação completa pelo site: http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/feiraliteraria1

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Gibicon agita Curitiba


PublishNews - 14/07/2011 - Redação
O evento marca o início das comemorações do aniversário de 30 anos da primeira Gibiteca brasileira

A Gibicon é um evento internacional de histórias em quadrinhos, que vai ocupar diversos espaços na cidade de Curitiba durante os dias 15, 16 e 17 de julho. Farão parte da programação minicursos, oficinas, palestras e debates que contarão com a presença de muitos convidados da área, brasileiros e estrangeiros.
 
O evento é parte das festividades para comemorar os 30 anos da Gibiteca de Curitiba, que só acontece no ano que vem mas cujas comemorações começam desde agora como um “aquecimento”. Por esse motivo o evento é chamado de “Gibicon Número Zero”.
 
Não será cobrado ingresso para as palestras e lançamentos. No entanto, para se inscrever nas oficinas é preciso doar um exemplar em bom estado de uma revista ou livro de histórias em quadrinhos. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Gibiteca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 533- Centro – Curitiba/PR. Tel.: 41 3321-3250).
 
As atrações estão divididas em sete locais diferentes: Aliança Francesa (Rua Prudente de Moraes, 1.101 - Centro – Curitiba/PR); Goethe-Institut Curitiba (Rua Reinaldino S. Quadros, 33 - Alto da VX – Curitiba/PR); Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques - Centro – Curitiba/PR); Jokers Pub (Rua São Francisco, 164 - Centro – Curitiba/PR); Solar do Barão (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533 - Centro – Curitiba/PR); Instituto Cervantes (Rua Ubaldino do Amaral, 927 - Alto XV – Curitiba/PR).
 
 
Programação
 
Exposições (Todos os dias de evento)
 
 
Acervo da Gibiteca
Exposição com originais de artistas que fazem parte do acervo da Gibiteca de Curitiba, tais como Flavio Colin, Solda, Shimamoto, Nilson Muller, Dante, Retamozzo, entre outros. Ela pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. A abertura será em 16 de julho, às 20 horas.
 
Die Evolution in Bildern / A evolução em imagens
Mostra de Jens Harder, artista alemão que vem à Curitiba para a Gibicon. Sua obra Alpha recebeu no Festival de Angoulême de 2010 o Prêmio da ousadia, para projetos de HQs audaciosas. A abertura da exposição acontecerá dia 14 de julho, às 18 horas, com presença do autor, no Goethe-Institut, onde poderá ser visistada.
 
Caricaturas de Ángel Idígora - O flamenco visto por Idígora
Uma exposição do artista espanhol Ángel Idígora, que coleta uma série de suas caricaturas anteriormente publicadas em jornais da Espanha e do mundo. A exposição está aberta para visitação no Instituto Cervantes.
 
Ils Rêvent Le Monde/ Eles sonham o mundo
Esta exposição estará na sede da Aliança Francesa localizada no Espaço Fábrika (Rua Ubaldino do Amaral, 927, no bairro Alto da XV – Curitiba/PR)
Uma mostra coletiva de diversos autores organizada pelo governo francês, com artes inéditas e um histórico da ficção científica francesa nos quadrinhos. A exposição conta com obras de artistas como: Moebius, Enki Bilal, Druillet, Killoffer, Montellier, Mathieu, Vatine e Blanchard, entre outros. A mostra estará na Aliança Francesa e sua abertura acontece no dia 15 de julho, às 17h30.
 
Joe Bennett
Exposição de originais do trabalho do desenhista brasileiro Joe Bennet, que tem trabalhos publicados pelas editoras Marvel e DC. A mostra terá trabalhos como: Capitão America, Gavião Negro e Batman. A abertura acontecerá dia 15 de julho, às 20 horas, com presença do autor e sessão de autógrafos, no Jokers Pub, onde a exposição permanecerá.
 
Made for USA
Coletiva de trabalhos dos artistas brasileiros de histórias em quadrinhos publicados nos EUA, tais como: Gabriel Bá, Fábio Moon, Joe Bennett, Ed Barrows, Carlos Magno, entre outros. A exposição pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. Abertura da exposição no dia 16 de julho, às 20 horas.
 
Mônquei Bizines
Exposição de Rômolo D’Hipólito, mostrando as facetas de designer, quadrinista e ilustrador do artista. Rômolo é o autor de Malditos designers – tira já publicada em livro pela Barba Negra/Caderno Listrado. A mostra pode ser visitada no Museu da Gravura Cidade de Curitiba.
 
Quadrinhos Curitibanos
Exposição coletiva e inédita de obras de diversos autores curitibanos em atividade, tais como: André Caliman, Bennet, DW Ribatski, Rogério Coelho, Tako X, Pryscila Vieira, José Aguiar, entre outros. A mostra pode ser vista no Memorial de Curitiba. A abertura acontecerá em 15 de julho, às 20 horas.
 
Seto - Samurai de Curitiba
Exposição inédita que homenageia Claudio Seto, precursor do mangá no Brasil e um dos maiores nomes dos quadrinhos em Curitiba. A mostra contém artes originais de Seto e pode ser visitada no Museu da Fotografia, no Solar do Barão. Abertura da exposição no dia 16 de julho, às 20 horas.
 
A Lenda de Tex
Mostra inédita no Brasil, cedida pela Editora Bonelli, vinda diretamente da Itália, que conta com diversas páginas de histórias e releituras de Texfeitas por artistas de diversas nacionalidades. A exposição pode ser visitada no Memorial de Curitiba. A abertura acontecerá em 15 de julho, às 20 horas.
 
Tex Brasileiro
Exposição coletiva de releituras do personagem Tex feitas por autores de todo o Brasil como Mike Deodato Jr, Pablo Meyer, Odyr, Sama, Bira Dantas, Paixão, entre outros. Visite a mostra no Memorial de Curitiba. A abertura acontecerá em 15 de julho, às 20 horas.
 
Dream 2
Mostra de cartazes de animes inspirados em mangás. No memorial de Curitiba.
 
 
15 de julho
 
Das 10h às12h: Oficina de mangá para crianças (a partir de 12 anos de idade): com Fulvio Pacheco (Solar do Barão – Gibiteca)
 
Das 10h às12h: Oficina de desenho: com Ibraim Roberson (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
 
Das 14h às 17h: Oficina de mangá: com Erica Awano (Solar do Barão - Gibiteca).
 
Das 14h às 16h: Oficina de HQ para crianças (a partir de 12 anos de idade): com Ricardo Manhães (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
 
14h: Tex - Caubói italiano (Memorial de Curitiba)
Dois dos principais desenhistas de Tex falam sobre o personagem e seu processo de criação, com mediação do tradutor dos títulos da Bonelli no Brasil.
Com Fábio Civitelli e Lucio Filippucci e mediação de Júlio Schneider (Mythos).
 
14h30: Lançamento do CD e da revista em quadrinhos da banda Quebra-queixo, no Memorial de Curitiba.
 
16h: 2 irmãos, 10 pãezinhos, uma história (Memorial de Curitiba)
Premiados nacional e internacionalmente, os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon falam de sua carreira, processo de trabalho e projetos futuros.
 
16h30: Fabio Civitelli e Lucio Filippucci, no Memorial de Curitiba.
 
17h30: Os quadrinhos na França e da Bélgica (Aliança Francesa)
O quadrinista brasileiro Ricardo Manhães, que publica seu trabalho no mercado franco-belga, fala sobre sua experiência.
 
17h30: Malditos cartunista
Lançamento do documentário sobre alguns dos mais importantes cartunistas brasileiros. Após a exibição do filme, bate-papo com o diretor Daniel Juca, no Paço da Liberdade.
 
18h: Os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, no Memorial de Curitiba.
 
20h: Na abertura da exposição dedicada a sua obra nos quadrinhos, Joe Bennett fará uma sessão de autógrafos no Jokers Pub.
 
20h: Happy & Roll – Tributo a Elvis Presley
Show tributo a Elvis Presley com o músico Daniel Argolo (voz e violão), acompanhado de baixo acústico e guitarra, apresenta em formato acústico os clássicos do Rei do Rock dos anos 50 e 60.
22h: DELOREAN + DJ RONYPEK
Festa oficial do evento GIBICON – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Show com banda DELOREAN e DJ RONYPEK, presença dos convidados da GIBICON e exposições do quadrinista de fama internacional Joe Bennet (DC Comics) e também dos quadrinistas Fabrizio Andriani e José Aguiar. Ingresso Livre até 21h / Após 21h R$ 15,00 (com bônus R$ 10,00)
 
16 de julho
 
Das 10h ao 12h: Oficina de HQ: COM Joe Bennett (Solar do Barão - Gibiteca).
 
Das 10h ao 12h: Oficina de HQ: com André Caliman (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
 
Das 10h ao 12h: Oficina de pintura digital – turma 1 (Paço da Liberdade - Laboratório de Informática).
 
10h: Publicando na Europa (Memorial de Curitiba)
Artistas de diferentes nacionalidades debatem a realidade de trabalho em seus países. Com Hervé Bourhis (França), Jens Harder (Alemanha), Fábio Civitelli (Itália), Lucio Filippucci (Itália) e Ricardo Manhães (Brasil), e mediação de Sidney Gusman (Universo HQ/ Mauricio de Sousa Produções)
 
10h: Fazendo Super-Heróis (Paço da Liberdade - sala de atos)
Os artistas Ivan Reis e Joe Prado falam sobre suas carreira nas revistas dos heróis mais famosos do mundo, com mediação de Claudio Yuge (Clang Comix).
 
10h: Morro da favela
André Diniz autografa seu álbum Morro da favela, no Memorial de Curitiba.
 
10h: Zine Pandemônio
Lançamento do zine de Daniel Werneck, no Memorial de Curitiba.
 
10h: André Diniz autografa Morro da favela e Daniel Werneck autografa o zine Pandemônio. No Memorial de Curitiba.
 
10h: Cinema e quadrinhos (Paço da Liberdade - Sala de cinema)
O crítico de cinema Marden Machado fala das história das adaptações dos quadrinhos para a tela grande.
 
11h: Guilherme Caldas autografa o álbum Candyland. No Memorial de Curitiba.
 
11h30: Quadrinhos digitais (Paço da Liberdade - Sala de cinema)
O roteirista Leonardo Melo fala das novas mídias digitais e o futuro das HQs nesses suportes.
 
13h: O quadrinho em Curitiba hoje (Paço da Liberdade - sala de atos)
Artistas de diversas vertentes discutem a produção local. Com Guilherme Caldas, DW e Rômolo, e mediação de Érico Assis (Omelete)
 
13h: Quadrinhos hermanos (Memorial de Curitiba)
Debate entre um estudioso dos quadrinhos argentinos, o editor que publica autores portenhos no Brasil e um dos maiores destaques entre a nova geração argentina de quadrinistas. Com Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos), Claudio Martini (Zarabatana Books) e Salvador Sanz (Argentina), e mediação de Lielson Zeni (Universo HQ).
 
13h30: Mitos recriados
O desenhista Will autografa os álbuns que criou em parceria com Wellington Srbek, Ciranda Coraci e Senhor das histórias, no Memorial de Curitiba.
 
13h30: Will autografa Ciranda Coraci e Senhor das histórias, Cadu Simões autografa Nova Hélade e Daniel Esteves autografa Nanquim Descartável. No Memorial de Curitiba.
 
14h-17h: Oficina de HQ: Com Eddy Barrows (Solar do Barão - Gibiteca).
 
14h-16h: Oficina de pintura digital – turma 2 (Paço da Liberdade - Laboratório de Informática).
 
14h-16h:– Avaliação de Portifólio (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
Joe Prado, agente do estúdio Art & Comics avaliará o portfólio de novos artistas que desejam seguir carreira como autores de quadrinhos.
 
14h: MSP: Os quadrinhos de Mauricio de Sousa (Paço da Liberdade - Sala de cinema)
Sidney Gusman, gerente de projetos do estúdio MSP e editor da série de livros MSP50, fala da carreira do maior autor de quadrinhos infanto-juvenis brasileiro.
 
14h30: O quadrinista alemão Jens Harder autografa seus álbuns, Rômolo autografa Malditos dezainers e Rafael Coutinho autografa Cachalote e Drink. No Memorial de Curitiba.
 
15h: Humor Curitibano (Memorial de Curitiba)
Renomados nacionalmente, os veteranos e a nova geração dos quadrinhos, charges e cartuns de humor nos jornais de todo o Brasil, trocam experiências e relatos sobre suas carreiras e a tal “veia humorística curitibana”.
Com Benett, Pryscila Vieira, Solda e Paixão, e mediação de Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos).
 
15h30: O poder do mangá (Paço da Liberdade - Sala de atos)
A pesquisadora Sonia Luyten fala sobre história, linguagem e curiosidades dos quadrinhos japoneses.
 
15h30: José Aguiar e DW autografam Vigor Mortis Comics e Sergio Chaves e Lídia Basoli autografam a Café Espacial. No Memorial de Curitiba.
 
16h: Como entrar no Mercado Americano (Paço da Liberdade - Sala de cinema)
O agente do estúdio Impacto, Klebs Jr., orienta os artistas que pretendem ingressar nesse concorrido mercado de trabalho.
 
Das 16h30 às 18h30: Oficina de roteiro de HQ: Com André Diniz (Paço da Liberdade - Sala Camarim).
 
16h30: Lourenço Mutarelli autografa seus livros e quadrinhos e Hervé Bourhis autografa O pequeno livro dos Beatles e O pequeno livro do rock. No Memorial de Curitiba.
 
16h30: Os pequenos livros
O quadrinista francês Hervé Bourhis lança suas duas obras dedicadas à música: O pequeno livro dos Beatles e O pequeno livro do Rock, no Memorial de Curitiba.
 
17h: Publicando no mercado americano (Memorial de Curitiba)
Uma mesa com alguns dos principais artistas brasileiros que trabalham para editoras norte-americanas como Marvel, DC Comics, Vertigo, Dark Horse, IDW, entre outras. Com Gabriel Bá, Fábio Moon, Ivan Reis, Joe Bennett, Carlos Magno e Eddy Barrows, e mediação de Érico Assis (Omelete).
 
 
17h30: Salvador Sanz
O quadrinista argentina Salvador Sanz lança em Curitiba o seu álbum Noturno, no memorial de Curitiba.
 
17h30: O quadrinista argentino Salvador Sanz autografa Fierro e Noturno, Paulo Ramos autografa Bienvenido. No Memorial de Curitiba.
 
17h30: Lourenço Mutarelli (Paço da Liberdade - Sala de atos)
O quadrinista, escritor, dramaturgo e ator Lourenço Mutarelli fala sobre sua trajetória artística.
 
17h30: Novos quadrinistas, novos quadrinhos (Paço da Liberdade - sala de cinema)
Quadrinistas da nova geração nacional discutem as perspectivas de seu trabalho no Brasil.
Rafael Coutinho, DW e Rômolo, com mediação de Guilherme Kroll (Balão Editorial)
 
18h: A importância das Gibitecas (Gibiteca de Curitiba)
Com Afonso Andrade (coordenador FIQ), Maristela Garcia (Coordenadora da Gibiteca de Curitiba) e Sonia Luyten, e mediação de Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos).
 
Festa Oficial Gibicon – Saturday Guest DJs
22h: DJ RONYPEK (residente) + DJ JUCA (convidado RJ)
Festa oficial do evento GIBICON – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Discotecagem com os Djs Ronypek e Juca. Presença dos convidados da GIBICON e exposições do quadrinista de fama internacional Joe Bennet (DC Comics) e também dos quadrinistas Fabrizio Andriani e José Aguiar. Além dos DJs, haverá também o painel do filme Nervo Craniano Zero, longa-metragem do cineasta e dramaturgo Paulo Biscaia Filho.
Ingresso Masculino: Livre até 22h / após R$ 20,00
Ingresso Feminino: Livre até 24h / após R$15,00
 
 
17 de julho
 
16h30: E o mercado brasileiro de quadrinhos? (Memorial de Curitiba)
Editores brasileiros discutem o panorama atual e os rumos dos quadrinhos nacionais. Com Sérgio Chaves (Café Espacial), Lídia Basoli (Café Espacial), Guilherme Kroll (Balão Editorial), Sidney Gusman (Universo HQ/ Mauricio de Sousa Produções), André Conti (Quadrinhos na Cia.) e Claudio Martini (Zarabatana Books), e mediação de Lielson Zeni (Universo HQ).
 
15h: No Memorial de Curitiba acontecerá uma "Jam Session" de autógrafos, com todos os artistas nacionais e internacionais da Gibicon. Uma ótima oportunidade para o público interagir com os artistas.
15h: Panorama do quadrinho Europeu (Memorial de Curitiba)
O mercado europeu visto sob a perspectiva de um agente que representa artistas de todo o mundo e do organizador do Romics, o maior evento de quadrinhos italiano. Após o debate, Tommaso D'Alessandro avaliará portfólios de artistas.
Com Tommaso D’Alessandro e Luca Raffaelli, e mediação de Fabrizio Andriani (ZnorT!).