quarta-feira, 6 de abril de 2011

Grécia possui o texto decifrável mais antigo de toda a Europa

DA FRANCE PRESSE

Uma tábua de cerâmica com mais de 3.000 anos, com o texto (decifrável) mais antigo da Europa, encontrava-se em um sítio arqueológico do Peloponeso, na Grécia, informou um arqueólogo da Universidade do Estado do Missouri (EUA) na terça-feira.
"A tábua sugere que a escrita é muito mais antiga do que se acreditava até o momento", explicou o arqueólogo Michael Cosmopoulos em e-mail enviado à agência de notícias AFP.
A tábua de cerâmica surgiu durante escavações na colina de Iklena, aldeia de Messênia, a 300 km a sudoeste de Atenas.
A artefato tem um século a mais que as tábuas já descobertas até o momento, destacou o arqueólogo.
"Trata-se da placa de argila cozida (com escrita) mais antiga já descoberta na Grécia, o que a torna a mais antiga da Europa", disse Cosmopoulos.
Ao que parece, trata-se de um "documento financeiro" procedente de uma cidade da antiga região de Messênia.
"Em um dos lados da tábua figuram nomes e cifras, e do outro lado um verbo relativo à confecção".
A inscrição está em linear B, uma escrita utilizada pelos micênios na idade do bronze (1.600 anos a.C.). Seria o equivalente à época da guerra de Tróia descrita no épico "Ilíada", de Homero.
As escavações, sob a supervisão da Escola de Arqueologia de Atenas, tiveram início em 2006 e já revelaram ruínas de uma enorme estrutura com grandes muralhas datada de 1550-1440 a.C.
Segundo Cosmopoulos, o local foi destruído provavelmente no ano 1.400 a.C, antes de ser invadido pelo reino de Pilos, cujo rei, Nestor, é mencionado na "Ilíada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário