quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Contadores de histórias se reúnem no Rio


PublishNews - 09/11/2011 - Redação
Começa hoje o simpósio internacional que reúne contadores de vários países

Com o tema Histórias sem fronteiras da nossa língua portuguesa o Rio de Janeiro receberá entre esta quarta-feira e domingo o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias. O objetivo do encontro é valorizar a arte de contar histórias, promovendo a identidade do povo brasileiro. Serão destaques do evento o escritor angolano, José Eduardo Agualusa; a contadora de histórias portuguesa, Cristina Taquelim; o contador de São Tomé e Príncipe, Angelo Torres; o músico, mestre de kora, Jose Braima Galissa, de Guiné - Bissau; Antonio Rocha, contador de histórias brasileiro radicado há 23 anos nos EUA e Mauricio Leite, promotor de leitura brasileiro radicado em Portugal. Considerado o maior evento destinado à oralidade da América Latina, o Simpósio já teve a participação de profissionais de 20 países, recebendo mais de 50 mil visitantes de todas as idades. Em 2011 o evento comemora 10 anos. A programação acontece no Espaço Sesc (Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana. Rio de Janeiro/RJ. Tel.: 21-3904-2210), com entrada franca.
 
Uma das principais atividades da programação cultural, a Maratona de Contos, com 24h ininterruptas, terá como mestre de cerimônia o Centro Teatral e Etc. e Tal, que apresenta as atrações com textos improvisados e com figurinos inusitados - que variam de acordo com o horário e o clima do ambiente (de roupões pós-banho a pijamas para a noite). A Maratona de Contos traz atrações para públicos de todas as idades. Outra atração será o Mercado da Língua Portuguesa - um espaço criado na parte externa do Espaço Sesc, que terá espetáculos, feira de livros, ações de promoções da leitura e palco aberto para quem quiser contar histórias.
 
Dentre as atividades do Mercado, haverá o lançamento do livro Contadores de Histórias : um exercício para muitas vozes, que traz uma coletânea de textos de artistas, narradores, jornalistas e escritores como Afonnso Romano de Sant´Anna, Bia Bedran, Nanci Nóbrega e Marcio Allemand; além da Feira do Livro Digital com a participação das editoras Aletria e Manati. Outra novidade desta edição será a realização de uma mesa de debate com “link” direto com a Biblioteca de Oeriras/Portugal e com a participação de contadores de histórias no Brasil e Portugal “on time”

Nenhum comentário:

Postar um comentário