quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cidade dos quadrinhos



PublishNews - 09/11/2011 - Redação
BH promove a partir de hoje o Festival Internacional de Quadrinhos

A cada dois anos a cidade de Belo Horizonte é invadida por super-herois, vilões, personagens de todos os estilos e até pela Turma da Mônica. A sétima edição doFestival Internacional de Quadrinhos (FIQ) deste ano começa hoje, 9, e segue até domingo, 13 de novembro, na Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateubriand, 809 – Centro. Belo Horizonte), com uma programação que tem previsto mesas-redondas, bate-papo, exposições e 44 oficinas, gratuitamente. Ao todo, 69 artistas foram convidados, entre eles de países como Estados Unidos, Coreia do Sul, França, Argentina e Espanha. Tradicionalmente o evento homenageia uma personalidade e um País. Este ano os escolhidos foram Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e a Coreia do Sul, cuja produção de quadrinhos, os manhwás, tem aumentado muito nos últimos anos.
 
Confira alguns destaques da programação do Festival
 
A programação cultural do FIQ será dividida em três ambientes. A Arena Carlos Trillo será um espaço de troca de experiências, onde os convidados participarão de paineis e entrevistas. As atividades começam nesta quarta-feira, após a abertura oficial com Mauricio de Sousa, que participará de um bate-papo com o público no projeto Conversa em Quadrinhos. Autores nacionais e internacionais irão lançar títulos inéditos e fazer sessões de autógrafo na Praça Sergio Bonelli e nos Estandes. Serão mais de sessenta lançamentos e diversas sessões de autógrafo, com artistas como Bill Sienkiewicz, Mauricio de Sousa e os gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá.
 
Exposições
O FIQ terá um espaço reservado para exposições. Lá, o público poderá conferir o trabalho de grandes nomes, como Marilda Castanha, descobrir mais sobre a rica relação da Coreia do Sul com os quadrinhos e ver grandes clássicos da literatura adaptados por quadrinistas brasileiros. No total, serão oito exposições.
A Revista Graffiti é uma produção artesanal feita durante o Festival. A proposta é convocar o público e convidados a participar. Diversas técnicas de impressão, como carimbo, mimeógrafo, molde vazado e spray, serão utilizados para imprimir as páginas, criando um contato entre o leitor e o produto. O lançamento da Revista Graffiti acontecerá no último dia do FIQ.
 
Oficinas
Mais de quarenta oficinas serão oferecidas durante os cinco dias do Festival. As aulas serão ministradas por profissionais como Rodney Buchemi, Wander Antunes e Érica Awano. A programação atende desde artistas experientes – nas oficinas máster – a pessoas que não dominam as técnicas de desenho e criação de quadrinhos – em oficinas para iniciantes. As inscrições das oficinas máster serão feitas através do site oficial do Festival e os candidatos deverão atender a pré-requisitos, diretamente ligados ao nível de experiência exigido. Já as inscrições para as outras oficinas serão feitas no próprio local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário