O blog Literatura + Educação tem como missão reunir informações sobre literatura, formação de professores e a verdadeira educação. Auxiliando, aquele que tem compromisso com o conhecimento e acredita que a cultura pode transformar o mundo para melhor, a encontrar o caminho para a legitima sabedoria.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Leitura de ficção estimula empatia dos jovens por outras pessoas
Para os jovens americanos, a leitura de histórias de ficção pode lhes aumentar os sentimentos de compreensão e empatia por outras pessoas. As conclusões estão no estudo de Shira Gabriel e Ariana Young, ambas pesquisadoras do departamento de psicologia da Universidade de Buffalo.
A pesquisa foi realizada com 140 estudantes universitários. Cada um deles pode escolher entre ler a série ‘Harry Potter’ ou a série ‘Crepúsculo’. No final, as pesquisadoras descobriram que, durante a leitura, os jovens se identificavam com os personagens, e isso os tornava mais abertos a compreender emoções humanas.
Mas as pesquisadoras lembram que ‘Harry Potter’ e ‘Crepúsculo’ são só exemplos usados neste estudo, mas que qualquer romance pode gerar a mesma identificação com os personagens e, consequentemente, aumentar os sentimentos do leitor para com as outras pessoas.
Boa solução
A pesquisa surge como uma possível solução a uma questão levantada por um estudo de Sara H. Konrath, pesquisadora da Universidade de Michigan, que mostrou que, de 1980 até hoje, vem diminuindo a empatia dos norte-americanos por seus semelhantes.
Esta pesquisa de Konrath entrou em conflito com a crença anterior da comunidade científica, de que a empatia por outros seres humanos é uma característica natural de nossa espécie. Mas, aparentemente, ela precisa ser estimulada de alguma forma para continuar existindo.
(Com informações de Good e Scientific American)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário