quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Leitura de ficção estimula empatia dos jovens por outras pessoas


Para os jovens americanos, a leitura de histórias de ficção pode lhes aumentar os sentimentos de compreensão e empatia por outras pessoas. As conclusões estão no estudo de Shira Gabriel e Ariana Young, ambas pesquisadoras do departamento de psicologia da Universidade de Buffalo.

A pesquisa foi realizada com 140 estudantes universitários. Cada um deles pode escolher entre ler a série ‘Harry Potter’ ou a série ‘Crepúsculo’. No final, as pesquisadoras descobriram que, durante a leitura, os jovens se identificavam com os personagens, e isso os tornava mais abertos a compreender emoções humanas.

Mas as pesquisadoras lembram que ‘Harry Potter’ e ‘Crepúsculo’ são só exemplos usados neste estudo, mas que qualquer romance pode gerar a mesma identificação com os personagens e, consequentemente, aumentar os sentimentos do leitor para com as outras pessoas.

Boa solução

A pesquisa surge como uma possível solução a uma questão levantada por um estudo de Sara H. Konrath, pesquisadora da Universidade de Michigan, que mostrou que, de 1980 até hoje, vem diminuindo a empatia dos norte-americanos por seus semelhantes.

Esta pesquisa de Konrath entrou em conflito com a crença anterior da comunidade científica, de que a empatia por outros seres humanos é uma característica natural de nossa espécie. Mas, aparentemente, ela precisa ser estimulada de alguma forma para continuar existindo.

(Com informações de Good e Scientific American)

Nenhum comentário:

Postar um comentário