terça-feira, 13 de setembro de 2011

Biblioteca de Botafogo vira centro de eventos literários


PublishNews - 13/09/2011 - Redação


Com uma programação inteiramente grátis para todas as idades e gostos, projeto transforma biblioteca também pode ser um espaço de lazer

Nem silêncio, nem monotonia. Desde agosto, a literatura está sendo apresentada com música, teatro e performances a Biblioteca Municipal de Botafogo (Rua Farani, 53, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ. Tel.: 21 2551-6911). Com organização da Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Cultura, curadoria de Suzana Vargas e produção da Estação das Letras, o projeto Estação Pensamento & Arte oferece uma gama de atividades gratuitas para ampliar a concepção da leitura e a valorização do espaço público na biblioteca popular com atividades capazes de interferir, de alguma maneira, na educação do cidadão. São cursos, oficinas, shows musicais, performances, leitura e exibição comentada de livros e filmes, além de exposições, atividades infantis e lançamento de livros.
 
Programação de setembro
 
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA. A Biblioteca de Botafogo recebe para uma palestra o renomado fotógrafo Walter Firmo, que irá falar sobre sua história com a fotografia e trabalho com diversos jornais e revistas em mais de 50 anos na área. Além do bate-papo, Walter vai expor fotos selecionadas, que estarão disponíveis para o público até outubro. O evento acontece nesta terça-feira, dia 13 de setembro, às 18h.
 
CICLO DE PALESTRAS. A Biblioteca de Botafogo recebe um ciclo de palestras durante todo o mês de setembro com a temática "O Público e o Privado no Pensamento Contemporâneo" como parte da programação do projeto Estação Pensamento & Arte. O ciclo começa com Eduardo Rosenthal, psicanalista e Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ, que fala sobre o consumismo tecnológico na palestra "Sociedade do excesso, sujeitos compulsivos: Dai-nos o ipad novo de cada dia". O evento acontece nestaquarta-feira, dia 14 de setembro, às 18h.
 
CICLO DE PALESTRAS. Como parte do ciclo de palestras do projeto Estação Pensamento & Arte sobre o tema "O Público e o Privado no Pensamento Contemporâneo", Maria Cristina Franco Ferraz, doutora em filosofia, titular de Teoria da Comunicação da UFF e coordenadora no Brasil do Doutorado Internacional Erasmus Mundus - Estudos Culturais em Interzonas, irá falar sobre partilhas históricas entre o público e o privado e suas implicações. Biblioteca de Botafogo. O evento acontece na quarta-feira, dia 21 de setembro, às 18h.
 
CINEMA NA BIBLIOTECA. No mês de setembro, o projeto Estação Pensamento & Arte exibe, na Biblioteca de Botafogo, o filme "Titus" (1999) - jamais lançado no Brasil em salas de exibição -, dirigido por Julie Taymor, também diretora dos musicais "The Lion King", da Broadway, e "Across The Universe", com músicas do Beatles. Em "Titus", Anthony Hopkins encara o líder militar que regressa ao lar após uma longa temporada nos campos de guerra e encontra uma conspiração política ao seu redor. A curadoria será do jornalista Rodrigo Fonseca, produtor editorial e crítico de cinema do jornal O Globo, que contará com a presença de Christiane Jatahy, diretora teatral e cineasta, responsável por peças de sucesso como "Conjugado" e "Corte Seco". O evento acontece no sábado, dia 24 de setembro, às 15h.
 
BIBLIOTECA PARA CRIANÇAS. No dia 24, os pequenos vão contar com uma programação divertida na Biblioteca de Botafogo, que recebe o músico, escritor de livros infantis e jornalista Tino Freitas para contar histórias diversas de uma maneira divertida e envolvente no espaço Brincar do projeto Estação Pensamento & Arte. Tino é mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, premiado em 2011 pela FNLIJ como um dos Melhores Programas de Incentivo à Leitura para Crianças e Jovens do Brasil.Biblioteca de Botafogo. O evento acontece no sábado, dia 24 de setembro, às 11h.
 
SEMINÁRIO: LIVRO DIGITAL. Com curadoria de Carlo Carrenho, criador do Publishnews e especializado em editoração em mais de 15 anos na área, o seminário “Livro Digital: Uma Realidade” vai explorar o mundo dos livros digitais em diversos aspectos - mercadológicos, culturais, educacionais e criativos -, além de trazer novas perspectivas para editores, educadores, pesquisadores e aprendizes. Carrenho irá abrir essa discussão no dia 26 apresentando uma visão geral do crescimento do mercado de livros digitais nos Eua e na Europa, além de apresentar um panorama da situação brasileira. O seminário acontece nos dias 26, 27, 28 e 28 de setembro, às 10h. 
 
CICLO DE PALESTRAS. Auterives Maciel, Professor de Filosofia e Doutor em Teoria Psicanalítica, irá fechar o ciclo de palestras sobre  "O Público e o privado no pensamento contemporâneo" para o projeto Pensamento e Arte com a palestra "A ética em Nietzche" que abordará as princiapais caracteristicas da corrente filosófica desse revolucionário filósofo alemão. Biblioteca de Botafogo. Rua Farani, 53, Botafogo, 2551-6911. Terça-feira (27), 18h. Grátis. www.bibliotecapopular.com.br.
 
CONCERTO DE PRIMAVERA. O projeto Pensamento & Arte traz para sua programação de setembro o concerto da carioca Daniela Spielmann, uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade. Integrante da banda do programa Altas Horas e líder do quinteto Rabo de Lagartixa, a saxofonista, que já gravou com grandes artistas brasileiros como Jorge Ben Jor, Sandra de Sá e Moraes Moreira, exibe um solo para o público que envolve MPB, Jazz, dentre outros estilos músicais. O evento acontece na sexta-feia, dia 30 de setembro, às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário