quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sugestão de livros de Educação Ambiental parte I

Muitas Secretarias de Educação tem projetos pedagógicos na área de Educação Ambiental, para auxiliá-los na escolha da bibliografia especializada, elaboramos uma lista de sugestões:


PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS, A
Edson Gomes Travassos
Editora: Mediação





R$ 32,00 (estoque limitado/consultar)

Conceituado professor de biologia e com rica experiência em escolas de ensino fundamental e médio, Edson Travassos descortina, através desse texto, concepções e práticas vigentes em educação ambiental nas escolas. Alerta sobre a importância de uma visão interdisciplinar em educação ambiental, estendendo-se esse estudo a todos os componentes curriculares e indo além das salas de aula, de forma a suscitar a participação das famílias e comunidades em ações desencadeadas pelas escolas. Destina-se a gestores de escolas públicas e particulares, coordenadores pedagógicos, estudantes e professores de todas as áreas do conhecimento

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
vários olhares e várias práticas
Eunice Aita Isaia Kindel, Fabiano Weber da Silva e Yanina Micaela Sammarco (Orgs.)
Editora Mediação





R$ 32,00

Reúnem-se neste livro pesquisadores, professores e estudantes que vêm trabalhando no campo da educação ambiental. Os textos introdutórios trazem estudos sobre ecologia, ecossistema, biodiversidade e outros. Tais teorias aparecem contextualizadas através de propostas de atividades e/ou relato de projetos desenvolvidos em escolas e universidades sobre temáticas como preservação de espécies, reservas naturais, lixo, relação lazer e educação ambiental.



BIOLOGIA DENTRO E FORA DA ESCOLA
meio ambiente, estudos culturais e outras questões
Luís Henrique Sacchi dos Santos (Org.)
Editora Mediação




R$ 38,00 (estoque limitado/consultar)

Estudos acerca de reservas biológicas e concepções da mídia acerca dos seres vivos são exemplos de textos interessantes nesta publicação. Os autores apresentam teorias e práticas embasadas em Estudos Culturais e/ou sobre temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, tendo por foco a preservação do meio ambiente e o bem-estar social. Em alguns estudos, pessoas da comunidade tornam-se participantes em projetos de ecologia e educação ambiental, estendendo a ação educativa para além da sala de aula.


A CULTURA E O ECOSSISTEMA: reflexões a partir de um diálogo
Dulce Consuelo A. Whitaker e Lara A. Crivelaro Bezzon
Grupo Átomo & Alínea



sinopse :..

Fruto da entrevista realizada, há 20 anos, pela socióloga Dulce Whitaker com o ecólogo e pesquisador de referência internacional Professor José Galizia Tundisi e das reflexões proporcionadas por duas décadas de trabalho e estudos, esta obra apresenta-nos o que há tanto é sabido: a interação entre o ser humano e a natureza dá-se pela teia da vida, estando a cultura imbricada no sistema ecológico que, por sua vez, intensifica e (re) modela os traços culturais das comunidades e de seus membros no tempo e no espaço. Por meio de duas experiências riquíssimas, estabelece-se o profícuo diálogo entre a Sociologia e a Ecologia.


EDUCAÇÃO, MÍDIA E MEIO AMBIENTE
Regis de Morais
Grupo Átomo & Alínea




sinopse :..

A presente obra toma a Ecologia como foco central de pensamento (ecologias biosférica, social e da mente), para reflexões educacionais que, necessariamente, incluem as mídias como veículos potencialmente maravilhosos, mas que, até este momento da história, têm sido porta-vozes da sociedade de consumo e veículos danosos e estagnadores da cultura.


NATUREZA, CULTURA E MEIO AMBIENTE
Constança Marcondes Cesar (org.)
Grupo Átomo & Alínea


Impondo-se no cenário filosófico brasileiro como obra instigante que leva à discussão de relevantes temas como: natureza, cultura e meio ambiente, este livro apresenta um mosaico, pelo qual se delineiam tendências epistemológicas e éticas, defendidas por grandes autores brasileiros e estrangeiros provenientes de campos diversos do saber, os quais, por suas argumentações, conseguem mostrar novos caminhos e novas soluções para problemas vitais de um mundo que é, hoje, subjugado pela dominação científico-tecnológica. Esse leque plural e multifacetado reúne perspectivas que têm em comum o fato de abordarem questões similares, cujo objetivo primordial é encontrar soluções para uma maior integração entre o humano e a natureza.



FORMAÇÃO DE EDUCADORES: MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E MEIO AMBIENTE
Margareth Brandini Park (org.)
Mercado de Letras





Os textos aqui organizados pretendem oferecer subsídios para uma discussão ambiental que supere as centradas nas sugestões dadas aos educadores para os trabalhos com reciclagem ou sucatas, resultantes do desvario consumista. Mais que produzir animais com embalagens descartáveis que poderiam servir para povoar desertos criados pela derrubada indiscriminada de árvores, pretende-se questionar, entre outros temas, o volume de lixo que produzimos.
Trabalhando com Memória, Cultura e Cotidiano, assumimos o Meio Ambiente, ou melhor dizendo, o Ambiente Inteiro, como patrimônio constituinte do processo pedagógico.
Alterar práticas dos habitantes da cidade é o objetivo, e tal qual o personagem Marcovaldo, de Italo Calvino, nos digladiamos entre os ideais perseguidos e a necessidade de dialogar com a coleta seletiva que começa a ser implantada na cidade, gerando renda para famílias. Coleta esta que tem sua gênese no processo educativo – gestada e nascida da sala de aula, através do trabalho conjunto dos educadores, educandos e da comunidade.
Através do trabalho educativo, do diálogo com as diversas realidades, talvez possamos chegar em um cotidiano que não mais comemore por tantas pessoas poderem viver de lixo. Onde o lixo seja menor e as pessoas... maiores em seus direitos.



MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: UMA DUPLA DE FUTURO 
Adriana Regina Braga




Diferente do que pensamos, o meio ambiente não é um tema do modismo atual, e não surgiu subitamente. No entanto, nos últimos 50 anos a humanidade começou a sentir, a cada década mais, os resultados do fascínio pelo progresso a qualquer preço e do seu afastamento com a natureza
Os resultados da má administração do Planeta mostraram que os problemas ambientais não eram pontuais e temporários, pois se estenderam da relação do homem com a natureza, para as relações do homem com o próprio homem.
É nesse cenário, que o ser humano experimenta as consequências do seu descaso para com o meio ambiente, mas, também, se vê convocado a repensar o seu papel no Planeta.
A educação tem um importante papel para a mudança desse triste quadro, pois embora não seja a salvação é um caminho que possibilita o transformar. A escola pode ser um espaço que proporciona essa tomada de consciência, principalmente se tiver como objetivo promover o desenvolvimento afetivo e moral de seus alunos, pois sabemos que não basta conhecimento da questão ambiental, é preciso valorizar a natureza e, acima de tudo, querer um Planeta melhor, agindo de forma coerente a isso.
O professor por ser o mediador dessa interação do sujeito-conhecimento tem um papel fundamental e insubstituível.
Este livro tem como objetivo convidar os educadores a refletirem sobre a problemática ambiental, e as formas de desenvolverem um trabalho de conscientização com seus alunos, numa visão construtivista, auxiliando-os a se transformarem em cidadãos planetários.

Para Catálogos ou maiores informações: cleorepresentacao@gmail.com 

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