terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Lista dos 10 mais de Formação de Professores da Mediação


1.PROFESSORAS EM CENA
o que faz a diferença?
Beatriz Kulisz


R$ 32,00

Em tempo de inquietações em relação ao futuro da educação da infância, este livro assume grande significado. Mostra o entusiasmo e o comprometimento de jovens professoras em atuação e por que apresentam tal postura em sua profissão. Tendo por fundamento os estudos de Miguel Zabalza, educador espanhol, a autora aponta pressupostos básicos em formação de professores de educação infantil, ilustrando com exemplos de práticas e ricos depoimentos. Destina-se a administradores, coordenadores pedagógicos, educadores das escolas infantis bem como a estudantes e professores de cursos de formação.


2. OUVINDO O SILÊNCIO
surdez, linguagem e educação
Angela Carrancho da Silva e Armando Guimarães Nembri



R$ 36,00

Armando Nembri nasceu surdo, enfrentou a exclusão em escolas públicas e vários outros desafios. Com apoio de sua família e por sua persistência, alcançou a formação universitária, passou em concursos profissionais e hoje é Mestre, Doutorando em Educação e Professor. Seu emocionante relato de vida, somado ao panorama teórico sobre a educação de surdos de Angela Carrancho, torna esta leitura indispensável a surdos e ouvintes uma vez que alerta sobre a necessidade premente de se reorganizar o trabalho pedagógico nas escolas para garantir aos surdos o direito a condições dignas de aprendizagem. 


3. MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ATHURMA 2
o sistema decimal de numeração
Clarissa Seligman Golbert



R$ 36,00

Representa a continuidade de estudos da autora (ver página anterior) em termos de fundamentos teórico-práticos indispensáveis à formação de professores para o ensino do sistema decimal de numeração. Ela desenvolve a teoria com vários exemplos elucidativos e apresenta também jogos matemáticos a serem utilizados para o desenvolvimento dessas noções. Professores e psicopedagogos costumam ter por referência essa publicação para o trabalho com crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem da matemática. Leitura indispensável para professores da educação básica.

4. INCLUSÃO E AVALIAÇÃO NA ESCOLA
de alunos com necessidades educacionais especiais
Hugo Otto Beyer




R$ 38,00

Defende Hugo Beyer que a principal condição para uma educação inclusiva é uma nova forma de pensar: a certeza de que os alunos são sempre diferentes entre si e de que todos são especiais. O autor sugere tornar concretas algumas alternativas que vivenciou na Alemanha em relação à inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas: a individualização do atendimento pedagógico, uma avaliação mediadora, não comparativa, e a adoção de sistemas de bidocência, ou seja, professores especialistas atuando em colaboração com os professores de classe. Uma abordagem inédita e complementar ao tema.

5. GRANDES PENSADORES EM EDUCAÇÃO
o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação
Pedro Demo, Yves de La Taille e Jussara Hoffmann





R$ 34,00

Quatro questões desafiam as escolas em nosso tempo: avaliação, aprendizagem, indisciplina escolar e formação de professores. Neste livro, três grandes educadores trazem valiosas contribuições em termos da escola do século XXI. Pedro Demo assina dois capítulos, destacando-se o que trata da formação continuada de professores. Yves de La Taille inclui um texto imperdível sobre violência e indisciplina nas escolas. Jussara Hoffmann analisa a dificuldade que as escolas enfrentam para renovar suas práticas e realizar mudanças efetivas em termos de avaliação.

6. FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA INCLUSIVA
diálogo como fio tecedor
Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira



R$ 38,00

O livro ressalta a importância da formação continuada dos educadores em um processo educacional inclusivo nos diferentes segmentos do ensino, trazendo como elementos básicos o apoio pedagógico aos docentes nas escolas por mediadores e uma ação dialógica com participação coletiva e colaborativa. Traz fundamentos teórico-práticos sobre formação de professores, não somente em relação aos que lidam com alunos especiais. Destina-se a educadores em suas mais variadas funções escolares: professores, alunos, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas públicas e particulares.

7. FORMAÇÃO DE PROFESSORES
compartilhando e reconstruindo conhecimentos
Dóris P. Vargas Bolzan



R$ 38,00

Dóris Bolzan apresenta um relato interessante sobre grupos de estudos de professores. Analisa momentos de troca e reflexão entre eles e ilustra, com depoimentos, a sua progressiva tomada de consciência, ao longo dos encontros. Para além disso, apresenta conceitos e ideias acerca de processos interativos e mediadores, a partir de uma consistente revisita aos estudos de Vygotski e Bakhtin.

8. CRIANÇAS NEGRAS
deixei meu coração embaixo da carteira
Yvonne Costa de Souza



R$ 30,00 (estoque limitado/consultar)

Yvonne, experiente educadora infantil e atuando em formação de professores na Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro, introduz seu texto com emoção pela sua “história de criança negra”, trazendo suas observações sobre o preconceito e o racismo que muitas crianças enfrentam em escolas. Alerta que a sociedade em geral, gestores e educadores, sem saber como lidar com essas questões, podem até mesmo reforçá-las, contribuindo para a exclusão social. Ilustra suas reflexões teóricas com exemplos e depoimentos de crianças e professores que trabalham para que isto não aconteça.

9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
princípios e ações em formação de professores e formação do estudante
Lilian Feingold Conceição





R$ 34,00

Esta obra trata de um tema “intrigante”, como denomina a autora. Os capítulos se desenvolvem em torno da formação continuada dos professores e da formação do estudante. Pretende contribuir com equipes técnicas e pedagógicas das escolas no sentido de potencializar sua habilidade de acompanhar as aprendizagens de professores e alunos, sugerindo-lhes a abertura de um espaço na grade curricular de “formação do estudante” para melhor orientá-los em seus estudos, pesquisas, projetos de vida e relacionamentos interpessoais.

10. ALFABELETRAR
fundamentos e práticas
Maria Isabel H. Dalla Zen e Maria Luiza M. Xavier (Orgs.)



R$ 38,00

Um grupo de educadoras experientes em cursos de formação de professores e orientação de estágios traz valiosas contribuições teóricas e metodológicas referentes a processos de alfabetização e letramento. Seus textos sugerem a pluralidade dos métodos no que cada um pode oferecer de mais significativo para alfabetizar as crianças, apresentando também sugestões de atividades e práticas coerentes a esta perspectiva. Recomenda-se especialmente a alfabetizadores e educadores que atuem nas séries iniciais do ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário