1.PROFESSORAS EM CENA
o que faz a diferença?
Beatriz Kulisz
Beatriz Kulisz
R$ 32,00
Em tempo de inquietações em relação ao futuro da educação da infância, este livro assume grande significado. Mostra o entusiasmo e o comprometimento de jovens professoras em atuação e por que apresentam tal postura em sua profissão. Tendo por fundamento os estudos de Miguel Zabalza, educador espanhol, a autora aponta pressupostos básicos em formação de professores de educação infantil, ilustrando com exemplos de práticas e ricos depoimentos. Destina-se a administradores, coordenadores pedagógicos, educadores das escolas infantis bem como a estudantes e professores de cursos de formação.
2. OUVINDO O SILÊNCIO
surdez, linguagem e educação
Angela Carrancho da Silva e Armando Guimarães Nembri
surdez, linguagem e educação
Angela Carrancho da Silva e Armando Guimarães Nembri
R$ 36,00
Armando Nembri nasceu surdo, enfrentou a exclusão em escolas públicas e vários outros desafios. Com apoio de sua família e por sua persistência, alcançou a formação universitária, passou em concursos profissionais e hoje é Mestre, Doutorando em Educação e Professor. Seu emocionante relato de vida, somado ao panorama teórico sobre a educação de surdos de Angela Carrancho, torna esta leitura indispensável a surdos e ouvintes uma vez que alerta sobre a necessidade premente de se reorganizar o trabalho pedagógico nas escolas para garantir aos surdos o direito a condições dignas de aprendizagem.
3. MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ATHURMA 2
o sistema decimal de numeração
Clarissa Seligman Golbert
o sistema decimal de numeração
Clarissa Seligman Golbert
R$ 36,00
Representa a continuidade de estudos da autora (ver página anterior) em termos de fundamentos teórico-práticos indispensáveis à formação de professores para o ensino do sistema decimal de numeração. Ela desenvolve a teoria com vários exemplos elucidativos e apresenta também jogos matemáticos a serem utilizados para o desenvolvimento dessas noções. Professores e psicopedagogos costumam ter por referência essa publicação para o trabalho com crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem da matemática. Leitura indispensável para professores da educação básica.
4. INCLUSÃO E AVALIAÇÃO NA ESCOLA
de alunos com necessidades educacionais especiais
Hugo Otto Beyer
de alunos com necessidades educacionais especiais
Hugo Otto Beyer
R$ 38,00
Defende Hugo Beyer que a principal condição para uma educação inclusiva é uma nova forma de pensar: a certeza de que os alunos são sempre diferentes entre si e de que todos são especiais. O autor sugere tornar concretas algumas alternativas que vivenciou na Alemanha em relação à inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas: a individualização do atendimento pedagógico, uma avaliação mediadora, não comparativa, e a adoção de sistemas de bidocência, ou seja, professores especialistas atuando em colaboração com os professores de classe. Uma abordagem inédita e complementar ao tema.
5. GRANDES PENSADORES EM EDUCAÇÃO
o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação
Pedro Demo, Yves deLa Taille e Jussara Hoffmann
o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação
Pedro Demo, Yves de
R$ 34,00
Quatro questões desafiam as escolas em nosso tempo: avaliação, aprendizagem, indisciplina escolar e formação de professores. Neste livro, três grandes educadores trazem valiosas contribuições em termos da escola do século XXI. Pedro Demo assina dois capítulos, destacando-se o que trata da formação continuada de professores. Yves de La Taille inclui um texto imperdível sobre violência e indisciplina nas escolas. Jussara Hoffmann analisa a dificuldade que as escolas enfrentam para renovar suas práticas e realizar mudanças efetivas em termos de avaliação.
6. FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA INCLUSIVA
diálogo como fio tecedor
Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira
diálogo como fio tecedor
Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira
R$ 38,00
O livro ressalta a importância da formação continuada dos educadores em um processo educacional inclusivo nos diferentes segmentos do ensino, trazendo como elementos básicos o apoio pedagógico aos docentes nas escolas por mediadores e uma ação dialógica com participação coletiva e colaborativa. Traz fundamentos teórico-práticos sobre formação de professores, não somente em relação aos que lidam com alunos especiais. Destina-se a educadores em suas mais variadas funções escolares: professores, alunos, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas públicas e particulares.
7. FORMAÇÃO DE PROFESSORES
compartilhando e reconstruindo conhecimentos
Dóris P. Vargas Bolzan
compartilhando e reconstruindo conhecimentos
Dóris P. Vargas Bolzan
R$ 38,00
Dóris Bolzan apresenta um relato interessante sobre grupos de estudos de professores. Analisa momentos de troca e reflexão entre eles e ilustra, com depoimentos, a sua progressiva tomada de consciência, ao longo dos encontros. Para além disso, apresenta conceitos e ideias acerca de processos interativos e mediadores, a partir de uma consistente revisita aos estudos de Vygotski e Bakhtin.
8. CRIANÇAS NEGRAS
deixei meu coração embaixo da carteira
Yvonne Costa de Souza
deixei meu coração embaixo da carteira
Yvonne Costa de Souza
R$ 30,00 (estoque limitado/consultar)
Yvonne, experiente educadora infantil e atuando em formação de professores na Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro, introduz seu texto com emoção pela sua “história de criança negra”, trazendo suas observações sobre o preconceito e o racismo que muitas crianças enfrentam em escolas. Alerta que a sociedade em geral, gestores e educadores, sem saber como lidar com essas questões, podem até mesmo reforçá-las, contribuindo para a exclusão social. Ilustra suas reflexões teóricas com exemplos e depoimentos de crianças e professores que trabalham para que isto não aconteça.
9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
princípios e ações em formação de professores e formação do estudante
Lilian Feingold Conceição
princípios e ações em formação de professores e formação do estudante
Lilian Feingold Conceição
R$ 34,00
Esta obra trata de um tema “intrigante”, como denomina a autora. Os capítulos se desenvolvem em torno da formação continuada dos professores e da formação do estudante. Pretende contribuir com equipes técnicas e pedagógicas das escolas no sentido de potencializar sua habilidade de acompanhar as aprendizagens de professores e alunos, sugerindo-lhes a abertura de um espaço na grade curricular de “formação do estudante” para melhor orientá-los em seus estudos, pesquisas, projetos de vida e relacionamentos interpessoais.
10. ALFABELETRAR
fundamentos e práticas
Maria Isabel H. Dalla Zen e Maria Luiza M. Xavier (Orgs.)
fundamentos e práticas
Maria Isabel H. Dalla Zen e Maria Luiza M. Xavier (Orgs.)
R$ 38,00
Um grupo de educadoras experientes em cursos de formação de professores e orientação de estágios traz valiosas contribuições teóricas e metodológicas referentes a processos de alfabetização e letramento. Seus textos sugerem a pluralidade dos métodos no que cada um pode oferecer de mais significativo para alfabetizar as crianças, apresentando também sugestões de atividades e práticas coerentes a esta perspectiva. Recomenda-se especialmente a alfabetizadores e educadores que atuem nas séries iniciais do ensino fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário