segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Garota da Capa Vermelha | Livro chega ao Brasil esta semana



Aproveitando a estreia nos cinemas de A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood), a iD editora lança nas bancas esta semana o livro que deu origem ao filme. Escrito por Sarah Blakley-Cartwright e David Leslie Johnson, a obra entrou na lista de mais vendidos do The New York Times.
O livro conta a história de Valerie e a perigosa busca pelo assassino de sua irmã. Nesta jornada, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com o caçador de lobisomens Father Solomon: o Lobo habita entre eles – o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redonde- zas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada?
David Leslie Johnson também assina o roteiro do filme, que estreia em 11 de março nos EUA e em 21 de abril no Brasil.
Fonte: Marcelo Forlani do site Omelete

Morre Moacyr Scliar

Fonte: Publishnews

Moacyr Scliar faria 74 anos no dia 23 de março. Incansável, era figurinha fácil, para a sorte dos fãs-leitores que tinha Brasil afora, nas feiras de livro e debates literários. Contava história, falava da infância em Porto Alegre, brincava, contava piada, ria e fazia a plateia, sempre lotada, rir. Médico sanitarista, encontrou tempo para escrever a incrível marca de 80 livros. E não foram livros quaisquer. Com eles, Scliar ganhou importantes prêmios como o Casa de las Américas, o APCA e alguns tantos Jabuti. E mais: seus livros foram traduzidos para o inglês, francês, alemão, espanhol... Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Ao longo de quase 50 anos de carreira, escreveu romances, contos, crônicas e livros infantis. Isso tudo sem abandonar a medicina. Scliar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no dia 17 de janeiro e desde então estava internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Morreu na madrugada deste domingo (26), vítima de falência múltipla de órgãos.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rumos Itaú Cultural lança novos editais


fonte: PublishNews - 24/02/2011 - Redação
Artes Visuais; Educação, Cultura e Arte e Jornalismo Cultural são os novos editais lançados pelo programa

O programa Rumos Itaú Cultural lançou nesta quarta-feira os editais de Artes Visuais,Educação, Cultura e Arte e Jornalismo Cultural. A seleção dos projetos será feita por comissões autônomas formadas por especialistas nas áreas contempladas e os resultados serão anunciados no segundo semestre de 2011. Os contemplados com o Rumos Educação, Cultura e Arte terão suas produções difundidas em publicações impressas e/ou virtuais editadas pelo Itaú Cultural, e eles também receberão um kit com publicações e produtos audiovisuais produzidos pelo instituto. Já os selecionados na carteira Estudante do Rumos Jornalismo Cultural serão credenciados para participar do II Seminário Internacional de Crítica Literária, entre outras premiações. Para conferir o prazo de inscrições e outras informações, clique aqui.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mostra e livro reúnem imagens da família imperial





Será aberta nesta terça-feira (22), às 20h, pelo Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea. Tel.: 21 3284-7400) uma exposição com 150 fotografias pertencentes ao acervo do príncipe dom João de Orleans e Bragança, curador da mostra ao lado de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS. A mostra deu origem ao livro Retratos do Império e do exílio(IMS, 80 pp., R$ 25), que também será lançado hoje. Nessa noite será realizada a mesa-redonda “O imperador d. Pedro II e a fotografia brasileira no século XIX”, com participação do pesquisador de fotografia e professor Joaquim Marçal, do escritor e fotógrafo Pedro Vasquez, de dom João de Orleans e Bragança e de Sergio Burgi. A exposição poderá ser conferida até o dia 29 de maio, de terça a sexta, das 13h às 20h, e sábados, domingos e feriados das 11h às 20h, com entrada franca.


fonte:PublishNews - 22/02/2011 - Redação

As biografias e a livre expressão

fonte: AE
Por iniciativa da deputada Manoela D’Ávila (PC do B), voltou a tramitar na Câmara dos Deputados projeto de lei que permite a divulgação da imagem e de informações, em livros biográficos, de pessoas de notoriedade pública. O projeto foi apresentado em 2008 pelo então deputado Antonio Palocci, que hoje chefia a Casa Civil, e obteve parecer favorável do relator, o deputado Martins Cardozo, hoje ministro da Justiça. Como Palocci e Cardoso não se reelegeram - não se candidataram - o projeto foi automaticamente arquivado em 31 de janeiro do ano passado.
Na exposição de motivos, Palocci alegou que o crescente número de ações judiciais abertas contra editoras e autores de biografias, por parentes ds biografados, seja para pedir compensação financeira a título de ressarcimento por dano moral, seja com o objetivo de tirar livros de circulação, compromete a liberdade de expressão e o direito de informação.
Esse problema ganhou vulto nos últimos anos. Alegando que a Constituição garante a imagem e a intimidade das pessoas, em 2007 o cantor Roberto Carlos conseguiu que a Justiça mandasse retirar das livrarias um livro escrito por um admirador que relatava sua vida familiar e sua trajetória artística.
Em 2008, a Justiça também mandou retirar do mercado a primeira biografia completa de João Guimarães Rosa. O processo foi aberto pela filha do escritor mineiro. Ela alegou que o livro não estava à altura da obra do pai, que alguns episódios nele relatados poderiam causar lesão aos direitos de personalidade dos herdeiros e que o autor teria se equivocado ao comentar o "grau de amor" de Rosa pela língua portuguesa. O mesmo problema ocorreu com o jornalista Ruy Castro, que escreveu a biografia de Garrincha e sofreu dois processos - um aberto pelas filhas e outro por uma ex-companheira do famoso jogador de futebol. Castro ganhou um dos processos, mas no outro foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça, que estipulou indenização de 5% sobre o total de vendas do livro, com juros de 6% ao ano, contados a partir da citação das partes. Em 2009, depois que a imprensa divulgou que a biografia de Raul Seixas estava sendo escrita, o autor foi advertido por uma das cinco ex-mulheres do cantor baiano de que seria acionado judicialmente, caso publicasse a obra.
Como a legislação não define com clareza o limite entre o direito à privacidade e o direito à informação sobre a vida de pessoas de notória projeção pública e os tribunais não firmaram uma posição uniforme sobre a matéria, Palocci acolheu um pedido público de escritores, intelectuais e jornalistas e apresentou o projeto que altera os dispositivos do Código Civil relativos ao direito de imagem, assegurando com isso a circulação de biografias não autorizadas de personalidades públicas.
"É fundamental a sociedade conhecer sua história. As biografias de pessoas de interesse público têm um papel muito importante nesse sentido. A soma de cada uma das histórias dessas personagens, inclusive com suas diferentes e quase sempre conflitantes visões de mundo e dos fatos narrados, é que escreve a história de um povo e de uma nação" - disse ele na época.
Desde que o Estado divulgou que o projeto havia sido engavetado, escritores, intelectuais e jornalistas voltaram à carga e Manoela D’Ávila - a pedido de Palocci e de Cardozo - decidiu reapresentá-lo como se fosse de sua autoria. Pelo regimento da Câmara, o projeto só poderia ser desarquivado pelo próprio Palocci, mas ele não tem mais mandato. Por isso, o texto terá de passar novamente pelas mesmas comissões técnicas onde já havia recebido pareceres favoráveis.
Na realidade, enquanto perdurar a legislação em vigor, todos perdem - o autor, o personagem e os leitores. Garantir à sociedade o acesso a informações sobre figuras públicas ou que suscitam interesse público - sem impedir, é claro, que biógrafos possam ser acionados judicialmente, caso cometam injúria ou difamação - é uma forma de preservar direitos fundamentais e assegurar a livre circulação de ideias, dois princípios vitais para as sociedades abertas e democráticas.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Rafael Sica lança livro com a série de tiras 'Ordinário'




Acontece amanhã o lançamento do livro Ordinário de Rafael Sica, a obra reúne as tiras que o quadrinista vem divulgando em seu blog desde 2009 (http://rafaelsica.zip.net)


Quem quiser comparecer:


Ordinário - Espaço +Soma (R. Fidalga 98 - Vila Madalena - São Paulo, 11 3031-7945). Sexta-feira, 18, às 19h. Entrada: gratuita 



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Biblioteca sedia exposição de tirinhas


PublishNews - 15/02/2011 - Redação
"Lucas Lima em Tiras" ficará em exposição até março
A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 - São Carlos/SP) sedia até o dia 15 de março a exposição “Lucas Lima em Tiras”, que apresenta 100 tiras do jovem quadrinista e cartunista. Lucas nasceu e reside em Araraquara, onde iniciou sua arte aos 12 anos. Nesta época ele desenhava com canetas esferográficas e montava em formato de gibi. O artista trabalhou como diagramador em revista de automóveis em São Paulo e na Espanha. Na volta à Araraquara passou a produzir cartuns, histórias em quadrinhos, caricaturas, ilustrações, mascotes e editoriais. A visitação é gratuita e pode ser conferida das 8h às 20h, de segunda a sexta–feira, e das 8h às 14h, aos sábados. Outras informações pelo telefone 16 3351–8747.

"Pontos de Leitura" prorroga inscrições em cidade gaúcha


PublishNews - 15/02/2011 - Redação
Os interessados podem se inscrever no edital de Bento Gonçalves até o dia 28 deste mês
Foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro de 2011 as inscrições para Pontos de Leitura de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Serão selecionados dez projetos com iniciativas de incentivo ao livro e à leitura desenvolvidos por pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos. O prêmio pago a cada projeto vencedor será de R$ 20 mil. Os recursos deverão ser utilizados para aquisição de livros, periódicos, etc. Os interessados em participar podem acessar o edital e os formulários para preenchimento da propostaaqui. Outras informações pelo telefone 54 3454-5253.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Blog sobre HQ de Folclore





Folcloristas é uma HQ de magia, fantasia e aventura que se passa no Brasil nos dias atuais. Conta a história de Chefia um sujeito que dedicou boa parte de sua vida ao trabalho voluntário e a ajudar o próximo, um dia, com o auxilio de seu Velho Pai, consegue capturar um Saci e passa a usá-lo para o bem das pessoas. Em suas aventuras ele se depara com várias criaturas do folclore brasileiro.


confiram: http://osfolcloristas.blogspot.com/



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mitos africanos são tema de eventos em SP


PublishNews - 11/02/2011 - Redação

Programação foi baseada no livro Omo-Oba - Histórias de Princesas

Pegando como mote o tema do livro Omo-Oba - Histórias de Princesas (Mazza Edições, 48 pp., R$ 28), de Kiusam de Oliveira com ilustrações de Josias Marinho, três eventos estão programados para ocorrer em fevereiro e março em São Paulo. A oficina “A água sempre descobre um meio, aprofundando os conhecimentos em Africanidades Brasileiras e Projetos Escolares” ocorrerá no dia 16/2, das 19h às 21h, no Centro de Formação do IBEP-SP (Rua Santo Amaro, 766 - Bela Vista. Tel.: 11 2936-4491). Nos dias 12 e 20 deste mês a Biblioteca São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana - São Paulo/SP) recebe a contação de duas histórias do livro, "Ajê Xaluga e seu brilho intenso" e "Oyá e seu búfalo interior".
 
Já nos dias 13/02 e 6/03, na mesma biblioteca, está programada a contação de outras histórias, "Oduduá e a briga pelos sete aneis" e “Olocum e o segredo do fundo do oceano". As contações são sempre às 13h.A obra reconta seis mitos africanos pouco conhecidos pelo público e foi incluída no catálogo de Bologna, recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e selecionado pelo PNBE em 2010.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ignácio de Loyola Brandão e Rubem Alves na Flipoços 2011

Fonte: CBL


Mais dois grandes nomes da Literatura Brasileira confirmam presença na maior festa literária de Minas Gerais, Flipoços 2011: Ignácio de Loyola Brandão (foto) que esteve em Poços na Feira em 2007 volta com lançamento da “Biografia de Ruth Cardoso. Além da história fascinante desta mulher, ele ainda falará um pouco de suas outras obras. Já o renomado escritor Rubem Alves, retorna à cidade para mais um bate-papo com o público apresentando seu novo livro “Sobre o Tempo e a Eternidade”, um tema que certamente vai emocionar os participantes. Serão dois momentos importantes do Flipoços, que acontece de 30 de abril a 8 de maio de 2011.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SM convida professores para uma conversa sobre leitura



Primeiro encontro será sobre o tema “Leitura na escola” e contará com a participação de Chico dos Bonecos, Marisa Lajolo e Ilan Brenman

O projeto “Encontros na Biblioteca”, da Fundação SM e da Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque – São Paulo/SP), já está com a programação fechada. Os encontros, realizados na própria bliblioteca entre 9h e 13h, são destinados a professores, bibliotecários e outros profissionais da área. No dia 25 de fevereiro, Chico dos Bonecos, Marisa Lajolo e Ilan Brenman falam sobre o tema “Leitura na escola”. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas por e-mail(informar nome completo, telefone para contato e nome da instituição onde atua). Os participantes recebem certificados.
 
Programação
 
25 de fevereiro 2011
·         Leitura na escola
·         Lançamento do regulamento do 1º Prêmio Encontros na Biblioteca
Francisco Marques (Chico dos Bonecos) – poeta, contista e desenrolador de brincadeiras. Formado em letras pela UFMG.
Marisa Lajolo – Professora titular aposentada UNICAMP e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Ilan Brenman – Escritor, bacharel em Psicologia PUC/SP. Mestre e doutor pela FE/USP.
 
29 de abril 2011
·         Práticas de leitura em bibliotecas
João Luis C. T Ceccantini – possui graduação em letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1987), onde também realizou seu mestrado (1993) e doutorado em Letras (2000). Atualmente é professor assistente doutor da UNESP.
Maria Zenita Monteiro – coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.
Angela Müller de Toledo – bibliotecária, coordenadora das bibliotecas da Escola da Vila e resenhadora da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil.
 
17 de junho 2011
·         Selecionando livros
Maria Dolores Prades – especialista em Literatura Infantil e Juvenil, atualmente gerente Editorial de Edições SM, Brasil.
Maria Flora Guimarães – mestre em Língua Portuguesa, coordenadora pedagógica da biblioteca do Colégio Santa Cruz 2001-2009 e resenhadora da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil.
Silvia Oberg – doutora em ciência da Informação, especialista em Literatura Infantil e juvenil e resenhadora da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil.
 
Agosto
·         Cerimônia de entrega do 1º Prêmio de Encontros na Biblioteca
Palestra com convidado especial




fonte: PublishNews - 09/02/2011 - Redação

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Lista dos 10 mais de Formação de Professores da Mediação


1.PROFESSORAS EM CENA
o que faz a diferença?
Beatriz Kulisz


R$ 32,00

Em tempo de inquietações em relação ao futuro da educação da infância, este livro assume grande significado. Mostra o entusiasmo e o comprometimento de jovens professoras em atuação e por que apresentam tal postura em sua profissão. Tendo por fundamento os estudos de Miguel Zabalza, educador espanhol, a autora aponta pressupostos básicos em formação de professores de educação infantil, ilustrando com exemplos de práticas e ricos depoimentos. Destina-se a administradores, coordenadores pedagógicos, educadores das escolas infantis bem como a estudantes e professores de cursos de formação.


2. OUVINDO O SILÊNCIO
surdez, linguagem e educação
Angela Carrancho da Silva e Armando Guimarães Nembri



R$ 36,00

Armando Nembri nasceu surdo, enfrentou a exclusão em escolas públicas e vários outros desafios. Com apoio de sua família e por sua persistência, alcançou a formação universitária, passou em concursos profissionais e hoje é Mestre, Doutorando em Educação e Professor. Seu emocionante relato de vida, somado ao panorama teórico sobre a educação de surdos de Angela Carrancho, torna esta leitura indispensável a surdos e ouvintes uma vez que alerta sobre a necessidade premente de se reorganizar o trabalho pedagógico nas escolas para garantir aos surdos o direito a condições dignas de aprendizagem. 


3. MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS JOGOS ATHURMA 2
o sistema decimal de numeração
Clarissa Seligman Golbert



R$ 36,00

Representa a continuidade de estudos da autora (ver página anterior) em termos de fundamentos teórico-práticos indispensáveis à formação de professores para o ensino do sistema decimal de numeração. Ela desenvolve a teoria com vários exemplos elucidativos e apresenta também jogos matemáticos a serem utilizados para o desenvolvimento dessas noções. Professores e psicopedagogos costumam ter por referência essa publicação para o trabalho com crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem da matemática. Leitura indispensável para professores da educação básica.

4. INCLUSÃO E AVALIAÇÃO NA ESCOLA
de alunos com necessidades educacionais especiais
Hugo Otto Beyer




R$ 38,00

Defende Hugo Beyer que a principal condição para uma educação inclusiva é uma nova forma de pensar: a certeza de que os alunos são sempre diferentes entre si e de que todos são especiais. O autor sugere tornar concretas algumas alternativas que vivenciou na Alemanha em relação à inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas: a individualização do atendimento pedagógico, uma avaliação mediadora, não comparativa, e a adoção de sistemas de bidocência, ou seja, professores especialistas atuando em colaboração com os professores de classe. Uma abordagem inédita e complementar ao tema.

5. GRANDES PENSADORES EM EDUCAÇÃO
o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação
Pedro Demo, Yves de La Taille e Jussara Hoffmann





R$ 34,00

Quatro questões desafiam as escolas em nosso tempo: avaliação, aprendizagem, indisciplina escolar e formação de professores. Neste livro, três grandes educadores trazem valiosas contribuições em termos da escola do século XXI. Pedro Demo assina dois capítulos, destacando-se o que trata da formação continuada de professores. Yves de La Taille inclui um texto imperdível sobre violência e indisciplina nas escolas. Jussara Hoffmann analisa a dificuldade que as escolas enfrentam para renovar suas práticas e realizar mudanças efetivas em termos de avaliação.

6. FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA INCLUSIVA
diálogo como fio tecedor
Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira



R$ 38,00

O livro ressalta a importância da formação continuada dos educadores em um processo educacional inclusivo nos diferentes segmentos do ensino, trazendo como elementos básicos o apoio pedagógico aos docentes nas escolas por mediadores e uma ação dialógica com participação coletiva e colaborativa. Traz fundamentos teórico-práticos sobre formação de professores, não somente em relação aos que lidam com alunos especiais. Destina-se a educadores em suas mais variadas funções escolares: professores, alunos, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas públicas e particulares.

7. FORMAÇÃO DE PROFESSORES
compartilhando e reconstruindo conhecimentos
Dóris P. Vargas Bolzan



R$ 38,00

Dóris Bolzan apresenta um relato interessante sobre grupos de estudos de professores. Analisa momentos de troca e reflexão entre eles e ilustra, com depoimentos, a sua progressiva tomada de consciência, ao longo dos encontros. Para além disso, apresenta conceitos e ideias acerca de processos interativos e mediadores, a partir de uma consistente revisita aos estudos de Vygotski e Bakhtin.

8. CRIANÇAS NEGRAS
deixei meu coração embaixo da carteira
Yvonne Costa de Souza



R$ 30,00 (estoque limitado/consultar)

Yvonne, experiente educadora infantil e atuando em formação de professores na Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro, introduz seu texto com emoção pela sua “história de criança negra”, trazendo suas observações sobre o preconceito e o racismo que muitas crianças enfrentam em escolas. Alerta que a sociedade em geral, gestores e educadores, sem saber como lidar com essas questões, podem até mesmo reforçá-las, contribuindo para a exclusão social. Ilustra suas reflexões teóricas com exemplos e depoimentos de crianças e professores que trabalham para que isto não aconteça.

9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
princípios e ações em formação de professores e formação do estudante
Lilian Feingold Conceição





R$ 34,00

Esta obra trata de um tema “intrigante”, como denomina a autora. Os capítulos se desenvolvem em torno da formação continuada dos professores e da formação do estudante. Pretende contribuir com equipes técnicas e pedagógicas das escolas no sentido de potencializar sua habilidade de acompanhar as aprendizagens de professores e alunos, sugerindo-lhes a abertura de um espaço na grade curricular de “formação do estudante” para melhor orientá-los em seus estudos, pesquisas, projetos de vida e relacionamentos interpessoais.

10. ALFABELETRAR
fundamentos e práticas
Maria Isabel H. Dalla Zen e Maria Luiza M. Xavier (Orgs.)



R$ 38,00

Um grupo de educadoras experientes em cursos de formação de professores e orientação de estágios traz valiosas contribuições teóricas e metodológicas referentes a processos de alfabetização e letramento. Seus textos sugerem a pluralidade dos métodos no que cada um pode oferecer de mais significativo para alfabetizar as crianças, apresentando também sugestões de atividades e práticas coerentes a esta perspectiva. Recomenda-se especialmente a alfabetizadores e educadores que atuem nas séries iniciais do ensino fundamental.