terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"Por que o brasileiro compra livros, mas não lê" ou "A morte da filosofia".

Saiu um texto muito interessante na revista Época de 27 de dezembro de 2010, de autoria do Dr. Joel Rufino dos Santos sobre “Por que o brasileiro compra livros, mas não lê”. Segundo o autor, o leitor médio brasileiro só alcança o nível dos autores de entretenimento puro, auto-ajuda ou curiosidades e não consegue ler autores que propõem problemas ao leitor, como por exemplo, Saramago e Guimarães Rosa que nos fazem estranhar a realidade.

Joel Rufino cita dois motivos para isso:

1)      O nível da educação brasileira é muito baixo. “O estudante brasileiro não consegue ler nada – quando o professor escreve na lousa x+y, ele só vê x+y. Não alcança compreender que a notação algébrica, como a própria matemática, é a língua para fazer brilhar a natureza do mundo.”  
2)      A filosofia (arte de interpelar) morreu. Filosofia no sentido de questionamento sistemático do mundo e do eu. Em outras palavras, a maioria dos seres humanos prefere encontrar fórmulas prontas de como o mundo e eles próprios devem ser, do que chegar a suas próprias conclusões. “ Pensemos na medicina. Seus diagnósticos e terapias, são hoje, infinitamente melhores – mas cada vez menos médicos se perguntam sobre a medicina. É como se x+y não passasse de um jogo para distrair e aguçar o raciocínio. Ou a literatura para distrair os problemas da vida”.


O escritor conclui que de alguns anos para cá nós ficamos “fáceis”. E você, concorda com ele? Dê sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário