sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Mundo do Rei Arthur



O lendário Rei Arthur e seus cavaleiros vêm povoando o imaginário popular há séculos. Para aqueles que querem conhecer melhor a origem dos diversos mitos e lendas que fazem parte de sua história, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-RIO vai abrir 2011 com o curso “O mundo do Rei Artur”. É uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o Santo Graal, os Cavaleiros da Távalo Redonda, Excalibur, Merlim e cia.

O curso será ministrado por professor emérito Antonio L. Furtado, referência internacional sobre a lenda do Rei Artur, o curso abordará as diferentes manifestações da presença arturiana especialmente a partir da obra referencial do clérigo Geoffrey de Monmouth, que situou Artur entre os reis bretões e adicionou novos elementos e personagens à história.

A aula vai incluir ainda o tema da influência arturiana nos romances de cavalaria - quando o trovador francês Chrétien de Troyes escreveu várias obras envolvendo os personagens arturianos com todas as características do amor cortês.  E a última etapa do curso partirá da obra do poeta francês Robert de Boron, que produziu várias obras, em prosa e verso, sobre as lendas arturianas, incluindo pela primeira vez o Santo Graal à história. Ao longo do curso, serão exibidos diferentes filmes envolvendo o mito arturiano, além de ser apresentada a presença da história em diferentes formatos e mídias.

O Mundo do Rei Artur

Período: 11 de janeiro a 03 de fevereiro (Terças e quintas)
Horário: 15h as 16h
Extras: Exibição de filmes com a temática de 12 de janeiro a 04 de fevereiro (quartas)
Mais informações: sbsformacao@gmail.com
Local: Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea/RJ
(21) 3527-1889 (21) 9947-4874

www.catedra.puc-rio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário