quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Poeta Manoel de Barros ganha mais um prêmio literário

 Jonne Roriz/AE

O poeta mato-grossense conquistou o prêmio de melhor artista da recente produção cultural brasileira. Aos 93 anos, Manoel de Barros lançou neste ano um novo livro, "Menino do Mato", e sua "Poesia Completa" (Editora Leya, 96 págs., R$ 29,90 e 496 págs, R$ 69,90).
Manoel de Barros, o poeta
O autor de Gramática expositiva do chão: Poesia quase toda, entre quase 30 obras, conquistou por duas vezes o Prêmio Jabuti, além de ganhar o Prêmio Academia Brasileira de Letras (com o livro Exercício de Ser Criança) e o Prêmio Nacional de Literatura do Ministério da Cultura, pelo conjunto da obra, entre vários outros.
O poeta é tema de um documentário poético, premiado no Festival de Paulínia de 2009: "Só Dez Por Cento É Mentira", do diretor Pedro Cezar.
Confira a lista dos premiados:
Artista do Ano
Manoel de Barros
Personalidade Cultural do Ano
Boris Schnaiderman
Melhor Exposição
Faustus - José Rufino
Melhor Filme Nacional
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo - Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
Melhor Espetáculo de Dança
Sapatos Brancos - Núcleo Artístico Luis Ferron
Melhor Espetáculo de Teatro
Vida - Cia. Brasileira de Teatro
Melhor CD Erudito
Obras Completas para Violão Solo - Fábio Zanon
Melhor Livro
Esquimó - Fabrício Corsaletti
Melhor Show
Gainsbourg Imperial - Orquestra Imperial tocando Serge Gainsbourg com Caetano
Melhor CD Popular
Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz - Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz
Melhor Arte Digital
Fita Amarela - Leandro Araújo e Romulo Fróes
Melhor Programação Cultural
Instituto Inhotim

Fonte: Agência do Estado 26 de outubro de 2010 | 18h 10

Dia do Saci

Para quem não sabe, dia 31 de outubro não é só o dia das bruxas, mas também, o dia do saci. Para comemorar essa data a dica é o livro: FOLCLORE - Mitos e lendas do folclore brasileiro da editora IBRASA.

Na obra o autor resgata um pouco de nossa cultura, valores e raízes.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conheça a Ciranda Cultural

A Editora Ciranda Cultural é um dos grandes nomes do mercado de livro infantil da atualidade acesse o link e confira seu belíssimo catálogo.

Na escola, alunos sentem o gosto de publicar livros

fonte: Luciana Alvarez - O Estado de S.Paulo
Com menos de 15 anos de idade, ainda no ensino fundamental, estudantes de algumas escolas paulistanas já experimentaram o gosto de serem autores de livros. Em geral são obras coletivas, fruto de projetos de pesquisa com finalidade didática e muita dedicação, que extrapolam os limites da sala de aula.

Resultado surpreendente. Estudantes do 9ºano do Colégio regina Mundiu, na zona sul de São Paulo; obra Matemática nas Profissões, escrita pelos alunos, foi lançada na Livraria Cultura
Para os 70 alunos do 9.º ano do Colégio Regina Mundi, na zona sul, anteontem foi um dia emocionante, pois ocorreu o lançamento do livro Matemática nas Profissões, na Livraria Cultura. Trata-se de um projeto desenvolvido nas aulas de matemática que deu tão certo que os professores não se conformaram simplesmente em dar nota e passar para o próximo assunto.
"Todo professor de matemática escuta direto a pergunta: Por que tenho de aprender isso?", explica a docente Elaine Barrela sobre o surgimento da ideia do trabalho. "Dividimos as turmas em grupos, e cada um teve de investigar como se usa a matemática em determinada profissão, com pesquisas e entrevistas. Eles se envolveram bastante, o resultado foi surpreendente."
O resultado impressionou também os autores. "Não pensava que iria tão longe. Tenho muito orgulho do nosso trabalho", diz o aluno Vinícius Ferraioli de Paula, de 14 anos. "Fizemos tudo no livro: pesquisa, textos e ilustrações. Para mim, a parte mais difícil foi escrever. Nunca tinha feito um texto tão grande."
O Livro da Maria-Fedida, produzido pelos estudantes do 1.° ano do ensino fundamental de 2008 do Colégio São Domingos, surgiu de uma ideia proposta pelos próprios alunos. "Eles observaram ovinhos na escola e quiseram descobrir do que se tratava", conta a professora Renata Aguiar, que orientou o projeto. Foram as 21 crianças que pesquisaram, escolheram que informações entrariam e fizeram os desenhos que ilustram a obra.
Primeiro, o trabalho virou um livreto distribuído para as famílias. Mas a mãe de um aluno, dona da editora Alameda, viu no material potencial para bem mais. "Quando contei em classe a proposta de transformar o projeto em livro de verdade, eles ficaram alucinados, toparam na hora", lembra a professora. "Vou nas livrarias e fico muito feliz em ver um produto da escola também do lado fora dos nossos muros. A escola hoje não pode ficar fechada nela mesma."
Depois dessa experiência, as professoras Eloise Janczur Guazzelli e Wilma de Brito Camargo lançaram um outro livro infantil, o Ponto de Vista, produzido a partir de desenhos dos alunos nas aulas de artes. A obra incentiva o leitor a também ser produtor de arte.
Uma das pioneiras em transformar o trabalho escolar em obra vendida nas livrarias foi a professora Theodora Maria de Almeida, com o Quem Canta Seus Males Espanta, de 1998. O livro já está na 31.ª edição.
As músicas foram gravadas e as ilustrações, feitas pelos alunos do ensino infantil do colégio Bola de Neve naquele ano. "Era um trabalho que nasceu a pedido dos pais, que vinham me perguntar como se cantava determinada música que os filhos aprendiam na escola", diz Theodora. "Mas eu conhecia um pessoal de uma editora, e eles acharam a ideia bárbara."
Modelo de sucesso. Em alguns colégios, a experiência dá tão certo que a escola resolve repetir o modelo nos anos seguintes. Pela segunda vez neste ano, alunos do 5.° ano do Colégio Santo Américo produziram um livro. O projeto da disciplina de língua portuguesa de 2009 - escrever em formato de cordel a história do clássico Odisseia - fez sucesso e teve tanta qualidade que virou um livro.
"O que fez a diferença foi o empenho. No início nem tínhamos a ideia de publicar um livro", afirma a professora Sheila Stadafora. "Eu aparecia no corredor e os alunos já faziam coro, pedindo aulas para produzir o cordel. Não queriam saber de outro assunto."
Este ano, a coletânea de contos de fada Clássicos em Cordel foi lançada na quarta-feira, em um sarau para as famílias. Um DVD com as histórias narradas pelos alunos acompanha a obra. Isadora Monteiro, de 10 anos, conta que o projeto a ensinou a trabalhar em equipe. "Cada um tinha uma função: um contava os versos, outro montava rimas. Foi tudo muito legal."
Na escola Humboldt, o programa Poemas e Aquarelas vem sendo replicado desde 2004 por alunos do 7.º ano, cada vez com um novo tema. "É um trabalho interdisciplinar, que envolve português e artes, mas também pode incluir geografia, ciências, história", diz a coordenadora Ivani Gatta. "Primeiro a gente amplia o repertório do aluno sobre aquele tema, depois o estimulamos a produzir." 

Passageiro embarca na leitura na CPTM

fonte: MÔNICA PESTANA

Os passageiros que têm o costume de embarcar nas estações de trem da Luz e do Brás receberam nesta segunda-feira, 25, um convite para também embarcar na leitura. Durante esta semana, cerca de 8 mil livros e mais de 500 títulos serão distribuídos nas estações da CPTM, na quinta edição do projeto Livro Livre. A única exigência é que o livro seja devolvido após a leitura.
“Este livro não é um presente”, esclarece o adesivo colado em todos os exemplares distribuídos pelo movimento. “Ele (o livro) é livre. Leia-o, e passe adiante.”
Com um exemplar de O Guarani, de José de Alencar, em mãos, a copeira Rosana Barbosa, de 42 anos, ficou satisfeita com o livro escolhido. “Eu gosto muito de livros espíritas e acho que é uma boa oportunidade para variar o estilo”, conta Rosana. A copeira usa o tempo que passa no transporte público para adiantar a leitura. “Passo quase uma hora e meia no ônibus e no trem e aproveito para ler durante o trajeto.”
Assim como Rosana, o professor Caio Lima, de 33 anos, também enfrenta um longo trajeto para chegar à USP Leste e aproveita o tempo para ler no transporte público. “Eu lembro de ter visto essa iniciativa nos Estados Unidos. É um projeto inovador e o mais importante é que traz cultura para as pessoas.” O livro escolhido pelo professor foi o A Morte de Ivan Ilitch, romance do escritor russo Liev Tolstoi. “É o único que eu não li do Tolstoi”, conta.
A organização do movimento, que durará uma semana, é feita pela equipe da biblioteca CPTM Mário Covas e parceiros como a biblioteca pública Mário de Andrade de Osasco, ONGs, editoras e doações de pessoas físicas. Atividades culturais estão programadas para a semana, como sessão de autógrafos com escritores, saraus e contação de histórias.
O projeto é baseado na ideia da formação de uma corrente literária que precisa da participação de todos envolvidos para dar certo. “A ideia é formar uma corrente de leitura e facilitar o acesso a leitura aos usuários”, explica o gerente de marketing da CPTM, Rodrigo Pontes.
A bibliotecária da Mário Covas e idealizadora do projeto, Maria Cândida de Assis, explica que o livro pode ser deixado em qualquer lugar. “Pode ser na catraca, na estação, em bancos, praças. O importante é que o livro chegue a várias pessoas.”
Para Maria Cândida, as regiões mais carentes próximas a Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos, por exemplo, merecem uma atenção especial. “O livro no Brasil ainda é muito caro e o projeto quer incentivar a leitura.”
O controle do livro e a certificação se ele voltará às ruas ou não já não é a preocupação principal do projeto. “A pessoa pode sair e deixar no parque ou qualquer outro lugar público. A ideia é que o livro seja livre mesmo”, diz Pontes.
O conferente Allan Wilson, de 27 anos, estava voltando do trabalho com um livro de Dan Brown nas mãos e parou para escolher o título que será sua próxima leitura. “Eu leio de tudo e achei muito bacana receber um livro aqui na estação. Espero que as pessoas não quebrem a corrente.”

Confira a programação:

Dia 25 [segunda-feira]

Estação da Luz
10h às 12h – Distribuição de livros
Estação Brás
15h às 17h
- Distribuição de livros;
- Sessão de autógrafos e contação de histórias com os escritores Chico Lélis e Marco Aurélio Olímpio, no Espaço Cultural CPTM; e
- Apresentação do grupo de dança de rua da Estação da Juventude.

Dia 26 [terça-feira]

Linha 9-Esmeralda
9h às 12h
Distribuição de livros: estações Cidade Universitária, Hebraica-Rebouças e Grajaú
Santo Amaro
14h30 às 17h
- Distribuição de livros na estação
- Apresentação musical do Trio NAEM

Dia 27 [quarta-feira]

Estação Osasco
9h às 12h – Distribuição de livros nas plataformas da estação
Linha 8-Diamante
14h30 às 17h
- Distribuição de livros: estações Comandante Sampaio, Carapicuíba e Barueri
- Eventos culturais na Comandante Sampaio.

Dia 28 [quinta-feira]

Linha 7-Rubi
9h30 às 13h00
Distribuição de livros: estações Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras.
Linha 11-Coral
9h30 às 12h00
Distribuição de livros: estações Guaianazes e Corinthians-Itaquera
Linha 12-Safira
13h às 15h – Distribuição de livros: estações São Miguel e Itaim Paulista
Estação Barra Funda
15h às 17h
- Distribuição de livros em toda a estação
- Apresentação musical: Anísio do Bandolim.

Dia 29 [sexta-feira]

Linha 10-Turquesa
9h às 11h
Distribuição de livros: estações Ribeirão Pires, Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá.
Estação Júlio Prestes
14h às 17h
- Contação de histórias [Patrícia Maria Bercht - Secretaria da Cultura];
- Trio NAEM – espetáculo musical Sarau Brasilidades;
- Distribuição de livros na estação; e
- Encerramento da semana

Texto atualizado às 22h50

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Encontrado livro inédito do poeta Cassiano Ricardo

fonte: AE - Agência Estado

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), de São José dos Campos, vai apresentar amanhã os originais inéditos de um livro do poeta modernista Cassiano Ricardo, recém-localizados no acervo do escritor, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e um dos nomes mais importantes da poesia nacional. Provavelmente esse livro inédito e ainda no original, intitulado "DEXISTÊNCIA", seja a última obra inédita dos modernistas que participaram do Movimento de 22.
O livro era finalizado na época da morte do poeta, em janeiro de 1974 e não havia mais notícias dele, até agosto deste ano quando a obra foi localizada, durante realização de pesquisa para um outro livro que está sendo preparado sobre o poeta. A recuperação do chamado ''livro perdido'' - como foi batizado pela família e por conhecidos - é considerada pela FCCR um dos eventos mais importantes no resgate tanto da obra de Cassiano Ricardo como de parte da literatura modernista do País.
Durante a apresentação de "DEXISTÊNCIA", será abordado o tema A nova Marca da Semana Cassiano Ricardo e serão lançadas a 44ª Semana Cassiano Ricardo e uma edição especial da Revista da FCCR.
44ª Semana Cassiano Ricardo - Local: Espaço Mário Covas - Praça Afonso Pena, nº 29, Centro. São José dos Campos - SP. 10 horas. Informações (012) 3924-7307. 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Manuscritos do mar Morto com textos bíblicos na internet

Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo. O departamento israelense de Antiguidades e o gigante americano da internet Google anunciaram nesta terça-feira o lançamento de um projeto para divulgar, na internet, os manuscritos do mar Morto, que contêm alguns dos mais antigos textos bíblicos.


"É a descoberta mais importante do século 20 e vamos compartilhá-la com a tecnologia mais avançada do século 21", afirmou a responsável pelo projeto do departamento israelense de Antiguidades, Pnina Shor, em uma coletiva de imprensa em Jerusalém.


A administração israelense captará imagens em alta definição utilizando uma tecnologia multiespectral desenvolvida pela Nasa, a agência espacial americana.

As imagens serão, posteriormente, publicadas na internet pelo Google em uma base de dados e traduções dos textos colocadas à disposição.


"Todos os que possuem uma conexão à internet poderão acessar algumas das obras mais importantes da humanidade", disse o diretor do centro de pesquisa e desenvolvimento do Google em Israel, Yossi Mattias.

Shor afirmou que as primeiras imagens estarão disponíveis nos próximos meses e o projeto terminará em cinco anos.


Acredita-se que os 900 manuscritos encontrados entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumran, no Mar Morto, constituem uma das descobertas arqueológicas mais importantes de todos os tempos. No material encontrado, há pergaminhos e papiros com textos religiosos em hebraico, aramaico e grego, assim como o Antigo Testamento mais velho que se conhece.

Série Turma do Bits ensina informática de maneira divertida.


A cada dia que passa as crianças estão cada vez mais familiarizadas como o mundo da informática. Porém uma ajuda aos educadores nunca é demais. A coleção Turma do Bits da Editora Érica reúne diversos livros para crianças, com atividades lúdicas e repletos de ilustrações, com textos claros e objetivos.


Escolha o vencedor do Prêmio Jabuti

No dia 4 de novembro próximo vai acontecer a grande cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti de 2010. Nessa data, na Sala São Paulo, uma das mais belas da capital paulistana, serão conhecidos também os vencedores eleitos pelo voto popular. Se você também quiser participar, corra,  entre no site e escolha seu preferido, pois  a votação termina no dia 31 de outubro. O Prêmio Jabuti, maior láurea literária do Brasil, é realizado pela CBL há mais de meio século. Para conhecer os concorrentes e dar o seu voto <clique aqui>

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ALMANAQUE DOS CARROS ANTIGOS



O Almanaque dos Carros Antigos proporciona uma viagem no tempo através da história dos automóveis que marcaram época no Brasil e no exterior. É um verdadeiro resgate de grandes marcas e modelos inesquecíveis, enriquecido por imagens exclusivas. Mercedes, Chevrolet, Ford, BMW, Alfa Romeo, Volks Vagen e Chrysler, além das nacionais Gurgel, Puma, Santa Matilde e Miura, desfilam seus modelos em um show de sofisticação, charme, potência e velocidade.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Novo Imortal



A partir de hoje (18), a Academia Brasileira de Letras tem um novo imortal. O diplomata, poeta e escritor pernambucano Geraldo Holanda Cavancanti toma posse na cadeira nº 29, na sucessão do bibliófilo José Midlin, falecido no dia 28 de fevereiro, às 20 horas, em solenidade no Petit Trianon (Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo - Rio de Janeiro/RJ). O novo acadêmico foi eleito em primeiro escrutínio no dia 2 de junho com 20 dos 39 votos possíveis. “Geraldo é um critico de mão cheia, poeta e prosador dos mais criativos. Temos certeza que virá para somar e a Academia se sente muito feliz em tê-lo como nosso confrade”, afirmou o presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça. 

PublishNews - 18/10/2010 - Por Redação

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Professor


Dia 15, comemora-se o Dia do Professor. Em espanhol, ele atende pelo nome de maestro, aquele que irá “reger”, orientar e direcionar a educação dos jovens. Em homenagem a esse importante profissional, o Catraca Livre reuniu dicas e informações que poderão ser úteis para o aprimoramento da carreira.
Confira:
Planos de Aulas
Sites como o da revista Nova Escola oferecem planos de aulas que podem ser usadas pelos professores na sala de aula. Dentro das disciplinas, o veículo de comunicação reúne abordagens e temas que possibilitam o professor fazer uso para o ensino. Em Língua Portuguesa, por exemplo, é possível baixar um conteúdo sobre literatura marginal.
O veículo traz também as seis características que o professor do século 21 deve possuir. Vale a pena a leitura para aqueles que buscam aperfeiçoar a forma de ensino. A reportagem oferece outros links que abordam o tema da formação, importante tópico para o educador.
O portal Brasil Escola também oferece conteúdo tanto para o professor como para o aluno. O portal ensina a utilização de alguns experimentos para explicação de teorias como a de Galileu Galilei.
O Klickeducação, portal destinado a oferecer conteúdo educacional também desenvolve Planos de aulas para os professores assim como aulas complementares como “Resumão Enem”, “Redação Online” e “Cultura Brasileira”. Confira.
Outro portal de educação que produz planos de aula é o NET Educação. Acesse
Vídeo-Aula
O portal Klickeducação oferece uma área destinada a Multimídia em que podem ser encontradas vídeos-aulas, áudio e desafios online como jogos do Sudoku e Quebra Cabeças.
Material de estudo gratuito e planos de aula
O Portal do MEC é um espaço no qual o professor pode encontrar informações sobre educação.Veja.
Cursos
A editora Martins Fontes convida profissionais para oficina sobre dinâmicas de grupo e fatores motivacionais em aula. A oficina acontece no sede do Instituto Cervantes, na Avenida Paulista, no sábado, 16. Leia mais.
Exposições
Aproveite o dia do Professor para homenagear o escritor e dramaturgo Anton Tchekhov. Leia mais.
Visite as obras do acervo do MASP espalhadas no entorno do museu
Imagine se deparar obras de Van Gogh, Renoir ou Goya no muro de uma movimentada rua de São Paulo. É exatamente esta cena que poderá ser vista a partir do dia 1º de outubro por ruas como Consolação e Estados Unidos. A iniciativa vem do Masp, que reproduz 40 obras de ser acervo, a partir do projeto ReveARTE. Leia mais.
Visite as ruas da bienal a céu aberto
Com o intuito de fazer do centro uma galeria a céu aberto, a conhecida “Street Biennale” (Bienal de Rua) é uma performance artística e cultural encabeçada por artistas convidados a expressarem sua arte em fachadas de imóveis, que um dia abrigaram em seus muros qualquer tipo de publicidade.Leia mais.
Perca-se pelo labirinto poético de Fernando Pessoa
Em seguida, entrará numa espécie de labirinto poético que mostrará de forma lúdica e encantadora trechos de poesias e imagens de Fernando Pessoa, como forma de retratar suas várias personas. E depois passará para um ambiente onde documentos fac-símile ampliados, manuscritos ou datilografados, relacionados à sua vida-obra estarão expostos dentro de vitrines. Leia mais.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SM premia melhores projetos de professores


Fonte: PublishNews - 14/10/2010 - Redação
 
O concurso cultural “Ano Internacional da Biodiversidade - refletir, agir e preservar!” quer levar professores para conhecer projetos nacionais de biodiversidade, além de oferecer um kit de livros e DVDs sobre o tema. Esses prêmios, oferecidos por Edições SM, serão entregues aos criadores dos melhores projetos de atividades escolares vinculadas à conscientização de estudantes sobre o uso consciente da água, uma das categorias do concurso.
 
Com esta iniciativa, a Edições SM busca valorizar projetos que promovam, entre crianças e jovens, a reflexão sobre como os recursos hídricos estão sendo apropriados e utilizados na comunidade/município em que a escola está inserida.
 
O concurso é voltado aos professores do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e está com inscrições abertas até 15 de novembro, nas categorias Água, Biomas e Mudanças Climáticas. Essa iniciativa faz parte de um projeto maior, a Campanha da Biodiversidade, uma ação que visa reunir e disponibilizar recursos para contribuir com o trabalho de sensibilizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais. Foi inspirada na declaração de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
 
A campanha reúne e disponibiliza conteúdo sobre o tema no site. Lá, os professores encontram sugestões de atividades para diferentes disciplinas e níveis de ensino, assim como indicação de recursos complementares: sites, blogs, vídeos e outros materiais para enriquecer o debate. Profissionais da educação também podem contribuir com informações, conteúdo e links.
 
Para outras informações, acesse o site, mande um e-mail ou ligue 11 2111-7545 ou 0800 708 0910.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Divulgue seus projetos na área de Educação ou/e Literatura.





Você ou a entidade em que trabalha tem algum projeto na área de Educação ou Literatura que gostaria de compartilhar? Entre em contato no e-mail cleorepresentacao@gmail.com que ficaremos felizes em divulgá-lo gratuitamente!!!


Biblioteca Nacional no porto do Rio.

O Globo - 07/10/2010 - Por Ancelmo Gois

A Biblioteca Nacional também vai tomar o caminho do Porto do Rio. O BNDES dará R$ 28 milhões para a BN instalar na região, que passa por revitalização, uma de suas mais importantes coleções — a de jornais e revistas, informa Ancelmo Gois. Ainda de acordo com o colunista, a maior parte do dinheiro (R$ 16 milhões) será empregada na reforma de um imóvel de 16 mil m² que a BN já possui na Zona Portuária e hoje usa como depósito. A ideia é fazer ali a maior hemeroteca da América.

Peruano Mario Vargas Llosa vence prêmio Nobel de Literatura


Fonte: Folha de São Paulo



O escritor peruano Mario Vargas Llosa foi o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010. O prêmio foi anunciado nesta quinta-feira na sede da Academia Sueca, em Estocolmo.

Nascido em 1936, o novelista e ensaista é considerado um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola. Entre suas principais obras estão "A Casa Verde", "Lituma nos Andes" e "A Cidade e os Cachorros".

O mais recente trabalho de Vargas Llosa, "Sabres & Utopias" (Editora Objetiva), chegou ao Brasil este mês. O livro reúne artigos sobre direitos humanos, história, artes plásticas, literatura e traz comentários sobre a política brasileira. Em novembro, os países de língua espanhola irão receber seu novo romance, "El Sueño del Celta".

O comitê informou em um comunicado que Vargas Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".

Ele já foi condecorado com o Prémio Cervantes em 1994 e o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras Espanha em 1986, entre outros prêmios, e é membro da Real Academia Española desde 1994.

O Prêmio Nobel vem acompanhado de um prêmio em dinheiro de US$ 1,6 milhão.
Em 2009, o prêmio foi dado à escritora alemã Herta Müller, 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VIPs é o grande vencedor do Festival do Rio





O júri do Festival do Rio escolheu "Vips", dirigido por Toniko Melo, como o melhor longa-metragem de ficção deste ano. O filme ganhou ainda os prêmios de melhor ator e atriz coadjuvantes e de melhor ator para Wagner Moura.

VIPs é baseado no livro da Editora Jabotica, Vips: Histórias Reais de Um Mentiroso e conta a vida de Marcelo Nascimento da Rocha que ficou famoso no Brasil por aplicar golpes nos mais variados tipos de pessoas.

Veja os vencedores:

CURTA-METRAGEM

Curta-metragem - voto popular
"Um Outro Ensaio", de Natara Ney
Curta-metragem - júri
"O Vento", de Marcio Salem
Prêmio especial do júri
"Geral", de Anna Azevedo

LONGA-METRAGEM

Melhor atriz coadjuvante
Gisele Fróes, por "Vips"
Melhor ator coadjuvante
Jorge D'elia, por "Vips"
Melhor roteiro
Marcelo Lafitte, por "Elvis & Madonna"
Melhor montagem
Vânia Debs, por "Boca do Lixo"
Melhor fotografia
"Boca do Lixo"
Melhor documentário - voto popular
"Positivas", de Susanna Lira
Melhor documentário - júri
"Diário de uma Busca", de Flávia Castro
Melhor atriz
Karine Teles, por "Riscado"
Melhor ator
Wagner Moura, por "Vips"
Melhor direção
Charlie Braum, por "Além da Estrada"
Melhor ficção - voto popular
"O Senhor do Labirinto", de Geraldo Motta e Gisella de Mello
Melhor ficção - júri
"Vips", de Toniko Melo

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Incentive a leitura com passeios em bibliotecas e livrarias infantis

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações


A Folha fez uma lista de bibliotecas que promovem atividades para o público infantil confiram:


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Além de oferecer uma rica coleção de livros, as bibliotecas e livrarias listadas abaixo promovem atividades voltadas ao público infantil. Conheça os locais.

Biblioteca Hans Christian Andersen
A tradicional biblioteca, inaugurada na década de 1950, foi reformada recentemente e ganhou um acervo especializado em contos de fadas. Além da coleção de 17 mil títulos infantojuvenis, o espaço recebeu novos livros e foi decorado com motivos infantis e estantes no formato de castelos e arco-íris. Conta com uma programação constante de teatro e narração de histórias para os pequenos.
Informe-se sobre o roteiro


Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
A mais antiga biblioteca infantil da cidade, criada em 1936, possui cerca de 30 mil títulos infantojuvenis. Também abriga um acervo com livros, cartas, fotografias e objetos pessoais de Monteiro Lobato --que costumava contar histórias a crianças na biblioteca--, além de um arquivo histórico de literatura infantojuvenil e livros didáticos e uma gibiteca, inaugurada no final de fevereiro.
Informe-se sobre o roteiro

Contação de Histórias
Crianças que quiserem ouvir narrações de boas histórias podem aproveitar as contações que acontecem na sala de leitura infanto-juvenil da biblioteca Sérgio Milliet, no CCSP (Centro Cultural São Paulo).
Informe-se sobre o roteiro

Livraria Cultura
A livraria possui várias unidades na capital paulista. Além de literatura adulta, há grande oferta de títulos, CDs e DVDs infantis e infantojuvenis. Contações de histórias, lançamentos de livros com autores, brincadeiras e oficinas fazem parte da programação dos endereços. No sábado (9), o local recebe os shows "Musical de Bonecos", "Cantando Histórias com Celelê e Amigos", espetáculos infantis e contações de histórias.
Informe-se sobre o roteiro

Livraria Kids Books
Os títulos --exclusivamente infantojuvenis-- ficam expostos com as capas à mostra e são organizados por faixa etária. Há uma mesinha infantil e um banco colorido para a leitura. Nos fins de semana, realiza eventos para as crianças.
Informe-se sobre o roteiro

Livraria Nove.Sete
Inaugurada em setembro de 2007, a livraria trabalha quase exclusivamente com títulos infantojuvenis, organizados para facilitar o manuseio pelas crianças: as prateleiras estão separadas por temas e os livros ficam com as capas à mostra. O local tem alguns pufes para leitura e também abriga um pequeno café e um grande quintal, coberto com bancos de madeira, onde acontecem eventos.
Informe-se sobre o roteiro

Livraria PanáPaná
Pequenina e charmosa, a livraria só trabalha com títulos infantis. A organização, com prateleiras divididas por tema e capas à mostra, facilita a consulta dos pequenos, que podem se sentar em uma mesinha para ler. Organiza contações de histórias e oficinas.
Informe-se sobre o roteiro

Nobel de Literatura será anunciado em 7 de outubro

Agência AFP

      ESTOCOLMO - O Prêmio Nobel de Literatura será anunciado na próxima quinta-feira, 7 de outubro, às 13h (8h de Brasília) em Estocolmo, anunciou a Academia Sueca. Ao contrário dos demais prêmios, a data da atribuição do Nobel de Literatura é anunciada no último momento, mas geralmente acontece em uma quinta-feira de outubro.
A temporada do Nobel começa na segunda-feira com o de Medicina. Em seguida são anunciados os de Física (terça), Química (quarta), Literatura (quinta) e Paz (sexta em Oslo). O Nobel de Economia é anunciado no dia 11 de outubro.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Livro conta história dos Heróis do Futebol Mundial





Nesta obra do selo Paixão entre Linhas da Editora Leitura o leitor,  torcedor e amante do esporte bretão saberão a história dos heróis do futebol mundial. A história de todas as Copas, contadas em detalhes pela primeira vez. Luís Augusto Símon e Rubens Leme realizaram cuidadosa pesquisa e falam de todos os jogadores mais importantes e provam que o sapato do mundo é a chuteira.